segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Convocados

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do Jogo da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, frente aos Croatas do Dinamo Zagreb.

““Não estamos à espera de um jogo fácil”

Vítor Pereira anteviu esta segunda-feira o jogo da primeira jornada da Champions League, frente ao Dínamo de Zagreb (terça-feira, 19h45). O treinador considera que os Dragões estão preparados para triunfar em terreno adversário, apesar das duas semanas de paragem do campeonato português, e espera ter pela frente uns croatas “agressivos” nas transições ofensivas.

Em conferência de imprensa, o técnico não sobrevalorizou a má campanha do adversário na última edição da prova, em que não conquistou qualquer ponto: “Terão aprendido com a experiência do ano passado e vão querer rectificar a imagem. É uma equipa com qualidade e argumentos. Perceberam que, apesar de dominarem completamente o futebol croata, a Liga dos Campeões é algo diferente. Não estamos à espera de um jogo fácil”.

Vítor Pereira foi confrontado com a ausência de Fernando, lesionado, e com o facto de este ser o primeiro encontro após a transferência de Hulk para o Zenit. No entanto, o treinador garantiu que nada muda em termos de estrutura. “Trabalhámos um ano no sentido de ter determinado tipo de comportamentos e princípios de jogo. Não é a saída de um jogador que muda isso, apesar de reconhecermos a sua importância. Aproveito, aliás para agradecer ao Hulk todas as conquistas que ele proporcionou. O FC Porto vive fundamentalmente do colectivo e é isso que espero da minha equipa. O importante é a nossa dinâmica”.

O líder da equipa técnica dos Dragões assume que a ausência de muitos internacionais não permitiu uma preparação “ideal” do encontro, mas assumiu este facto como natural: “O grande problema são os jogadores seleccionados e que não têm possibilidade de competir. Os que jogam chegam com ritmo e para a preparação não precisamos da semana completa. As questões estratégicas são assimiláveis em poucos dias. Preparámos o jogo de acordo com as condições que tivemos e acredito que o preparámos bem”.

A experiência portista na última edição da Champions também foi recordada por Vítor Pereira: os azuis e brancos não conseguiram bater o Zenit na última jornada, o que lhes daria o primeiro lugar do grupo.

“Não podemos deixar as decisões para o último jogo. Outra experiência que tivemos foi o facto da equipa do APOEL ser a menos favorita, mas em dois jogos com eles só conseguimos um ponto. A lição a tirar é que o nível de exigência tem de ser elevado em qualquer encontro. Esta competição é diferente do campeonato, coloca problemas diferentes e os jogos ganham-se de maneiras diferentes”.

Para o Dínamo de Zagreb, a ambição será ultrapassar a fase de grupos.

“Observámo-los, como todas as equipas, do ponto de vista colectivo e individual. Acredito que valem pela qualidade colectiva e que amanhã tentarão ser fortes do ponto de vista defensivo e agressivos nas transições ofensivas. No momento de ganhar a bola, vão procurar rapidamente espaços para passes em profundidade”, considerou.”

Em

www.fcporto.pt

Aqui está a lista de convocados do treinador Portista.

Helton, Danilo, Lucho González, Maicon, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez, James Rodríguez, Kléber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fabiano, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.

O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho; James, Jackson e Varela.

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje entramos na edição deste ano da champions, e todos esperámos uma importante vitória diante do Dínamo. Somos melhores e temos de ultrapassar as adversidades e vencer.
Espero que tenham aprendido com os erros da época transacta.

Há que ser sérios e procurar a vitória com raça e garra, pois assim sendo, com naturalidade venceremos.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

dragao vila pouca disse...

Zagreb, primeira etapa desta aventura muitas vezes repetida, que é a UEFA Champions League. O F.C.Porto, melhor clube português, tem lugar quase cativo e é um dos clubes com mais presenças na prova, que, recorde-se, ganhou em 2003/2004 e que foi o feito colectivo mais importante do desporto português. Depois de uma participação na época anterior que correu mal, espera-se que para o bi-campeão nesta temporada tudo seja diferente. O primeiro objectivo, é claro e é o mínimo exigível: chegar aos oitavos-de-final. E para isso, numa fase com apenas seis jogos e em que qualquer deslize pode ser perigoso, importa começar bem. Para começar bem, nada melhor que uma vitória e se essa vitória, como é o caso, for fora, melhor ainda, será um enorme passo em frente.
O primeiro obstáculo é o campeão da Croácia - de tantas recordações, foi em Zagreb e frente ao Dínamo que começou a primeira caminhada histórica do Dragão nas provas europeias e que só terminou na final de Basileia em Maio de 1984 - que não será um papão, mas em casa, perante um público apaixonado, será sempre um adversário a ter em conta e merecedor de respeito. Assim, é fundamental um discurso forte, positivo e que alerte para a importância do jogo, por todas as razões e mais uma: é preciso afastar fantasmas e começar uma nova era. Uma era que poderá ser menos incrível, mas que tem de dar continuidade a um longo caminho de vitórias e títulos. Temos contra, uma paragem inoportuna, pouco trabalho colectivo, alguma falta de ritmo, teremos de compensar essas carências com espírito de sacrifício, atitude, carácter e a nossa melhor capacidade colectiva e individual. Se for necessário sacrificar a nota artística, sacrifiquemos, mas pelas razões apontadas, na Champions, o romantismo tem de vir a seguir, em primeiro lugar estão os pontos.

Bjs