terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sobre Hulk

Já passaram algumas horas depois do anúncio oficial da venda de Hulk. Precisava escrever estas linhas, tinha de dedicar um post maior ao incrível Hulk. Sei que vou repetir algumas coisas que já escrevi anteriormente, mas tenho de o fazer.

Estou triste, estou revoltada com o facto da ida de Hulk para a Rússia só se tenha concretizado agora, é que assim o FC Porto não tem como ir buscar alguém para colmatar, ou tentar colmatar, a saída do brasileiro. Desportivamente foi uma grande perda, a equipa fica claramente mais frágil, pois perdeu aquele que tantas e tantas vezes decidiu jogos carregando a equipa às costas, marcando golos e dando a marcar. Financeiramente, pode-se dizer que o FC Porto conseguiu lucrar muito, fica com o cofre cheio. Tendo em conta que percebo muito pouco de negócios economias e afins, por muito que isso me custe, tenho de admitir que parece-me que este foi um bom negócio.

Durante todo o tempo em que o mercado esteve aberto, temi que este dia chegasse. Fiquei tão contente quando o FC Porto recusou os tais cinquenta milhões por Hulk. E na sexta-feira fiquei tão aliviada por perceber que as nossas joias da coroa iam permanecer. Ignorava por completo que algum Iluminado deste mundo permite que fiquem mercados abertos depois de dia 31 de Agosto, assim ficam as equipas dos países onde o mercado já está fechado à mercê dos clubes com dinheiro. Foi o que, infelizmente, aconteceu ao FC Porto.

Quem sabia quem era Hulk antes deste vestir a camisola azul e branca? Quem imaginava que hulk um dia, quatro anos depois de ter chegado ao FC Porto, seria vendido por sessenta milhões? Pois é, Hulk foi descoberto na segunda liga japonesa, veio para o Dragão, evoluiu, tornou-se ainda mais incrível e ontem foi vendido por muitos milhões de euros.

Num dos meus posts anteriores referi que Hulk é decisivo, é capaz de resolver um jogo numa das suas jogadas inesperadas, quer seja marcando golos ou dando a marcar. Se é substituível? Costuma-se dizer que ninguém é substituível… Não me parece que encontrar substituto para Hulk seja tarefa fácil, porque jogadores como o brasileiro não estão por aí ao virar da esquina à espera do FC Porto. Se as coisas vão ser difíceis para Vítor Pereira e para o FC Porto? Não tenho dúvidas que vão. É que agora há que arranjar forma da equipa jogar sem Hulk; agora não podem contar com as resoluções incríveis do incrível Hulk; agora não podem contar com as arrancadas que deixam as defesas adversárias “partidas”; agora é preciso que a equipa aprenda a jogar sem ele. E é preciso que os adeptos saibam ter calma e compreender que os jogos não vão ser sempre brilhantes - principalmente os próximos jogos, enquanto o conjunto azul e branco não arranjar um ponto de equilíbrio - a equipa precisa do apoio e Vítor Pereira não tem de ser criticado por ficar sem, nem mais nem menos do que o seu melhor jogador.

É verdade que os grandes jogadores vem e vão, mas o clube fica e fica sempre com a ambição de conquistar títulos. À que confiar no presidente, no treinador e nos jogadores que cá estão para que o FC Porto consiga chegar a bom porto.

A Hulk, desejo o melhor, claro que com a exceção dos jogos com o FC Porto. Gostava de ter visto o Brasileiro sair do Dragão para um campeonato europeu mais competitivo e com mais visibilidade que o Russo. É que assim o mais provável é Hulk somar mais zeros à sua conta do que títulos. Agradeço-lhe tudo o que fez com a camisola portista: as maravilhosas exibições; as assistências para os companheiros marcarem; os golos, os muitos golos e os títulos que ajudou a conquistar. Obrigada Hulk!

1 comentário:

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
"a conquista do tricampeonato vai dar muita luta"
Nem mais! É preciso nós portistas estarmos preparados para qualquer coisa, porque tudo vale neste nosso futebol!

Cumprimentos

Ana Andrade