sábado, 29 de setembro de 2012

Crónica e Análise: Rio Ave 2 – FC Porto 2



1 – Crónica



FC Porto Deixa Escapar Dois Pontos em Vila Do Conde

No início de noite deste Sábado, Rio Ave e FC Porto defrontaram-se no estádio dos Arcos, em partida a contar para a quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.
Para este jogo, Vítor Pereira promoveu algumas alterações em comparação com o jogo da jornada passada. Ao onze titular regressaram Lucho e Otamendi, para os lugares de Varela e Mangala. Ainda se verificou a entrada de Miguel Lopes por troca com Danilo.
O primeiro tempo foi uma mescla de domínio portista, mas sem oportunidades claras de golo; e tentativas de equilíbrio por parte do Rio Ave. O FC Porto chegou à vantagem através de um golo do defesa Miguel Lopes, ao minuto 33. O lance do tento portista teve origem num livre cobrado por James, o guarda-redes vila-condense defendeu e na recarga Miguel Lopes aproveitou para inaugurar o marcador.
O FC Porto entrou algo lento no segundo tempo. E, com o passar do tempo, o Rio Ave foi aproveitando esse facto para equilibrar a partida e, acabou por empatar. Mas antes do golo do empate dos de Vila do Conde, James fez estremecer a barra da baliza adversária. Pouco tempo depois do golo do empate, o Rio Ave deu a volta ao marcador. Perante a desvantagem, os dragões correram atrás do prejuíso. E, próximo do final do encontro, Jackson empatou a partida.
Com este empate os dragões perderam a liderança isolada do campeonato e, por isso, voltam a partilhá-la com o Benfica.



2 – Análise

Não esperava um jogo fácil, mas, mais uma vez e como sempre, cabia ao FC Porto dar a volta ao texto. Contudo, hoje os dragões não foram capazes de segurar a vantagem que conseguiram na primeira parte e acabaram por conseguir o mal menor, o empate, já próximo do final do encontro. Não posso dizer que gostei do jogo, esperava, sem dúvida, mais e melhor. Não me surpreenderam as alterações que Vítor Pereira promoveu no onze inicial. Contudo, quanto às substituições não me pareceu que tivessem sido as melhores escolhas, ou pelo menos eu não as faria, mas uma coisa é estar deste lado, outra é estar no banco. E que dizer mais? O FC Porto perdeu a liderança de forma isolada mas tem-na de forma partilhada. Do mal o menor! Agora vem a segunda jornada da Liga dos Campeões e depois o Sporting no Dragão. Dois jogos nada fáceis.






7 comentários:

Anónimo disse...

Se Vitor Pereira ficou satisfeito, todos temos que estar satisfeitos. Ele é que é chefe da nossa amada orquestra. Não me pareceu que o FCP fez um jogo empolgante para comemorar mais um aniversário, mas eu sou um medíocre e Vitor Pereira é um génio.Força FCP se resistes aos medíocres também resistes a estes "génios".

Ana Andrade disse...

Caro Anónimo,
Por acaso ouviu o que disse Vítor Pereira no final do encontro?

Ana Andrade

dragao vila pouca disse...

Quando uma equipa está a ganhar pela diferença mínima, controla o jogo, mas faz pouco para aumentar a vantagem, limitando-se a trocar a bola, a deixar passar o tempo, sem intensidade, sem velocidade, não procurando marcar mais, para conseguir a tranquilidade, sujeita-se a sofrer um desgosto. Foi o que aconteceu. A perder apenas por um golo, como é óbvio, a equipa vilacondense acreditou e lá está, um erro - quando um jogador começa a fazer mais do que sabe, começa a jogar à craque, perde qualidades, comete erros primários. Maicon que costuma ser despachado a aliviar, quis inventar e deu-se mal. Fica a lição - golo do empate, outro erro, inacreditável e impensável, Rio Ave em vantagem e quem diria, o F.C.Porto a ter de correr atrás do prejuízo. Em Faro já tínhamos feito o mesmo e acabamos o jogo a sofrer. Hoje voltamos a cometer os mesmos erros, fomos surpreendidos e pagamos um preço justo pela apatia que demonstramos. Não adiantaram nada os avisos. Tanto controlamos que não ganhamos. Enfim, uma grande desilusão!

E nem precisaria de dizer muito mais... Se na primeira-parte ainda tivemos alguns períodos de boa qualidade, dominamos quase totalmente, nunca estivemos em risco e apenas faltou mais discernimento e mais decisão na hora de definir, se passar ou rematar, chegamos à vantagem, justa, com que fomos para o intervalo, na segunda, nem o aviso logo início da etapa complementar, em que a bola passou a rasar o poste, espevitou a equipa do F.C.Porto. Na segunda-parte faltou atitude, faltou raça, faltou meter na cabeça que sem o jogo estar resolvido, não se pode relaxar, desligar. Tirando a boa reacção ao dois golos do Rio Ave, o bi-campeão apenas esteve perto do golo, uma vez, num remate de James à barra. Muito pouco.

Não foi pelas substituições que o gato foi às filhoses... A saída de Atsu para a entrada de Varela foi natural; Fernando precisava de minutos e Lucho já estava a na fase de menor rendimento; Kléber entrou com propriedade para o lugar de Defour, na altura do tudo por tudo. Depois, antes das substituições, já a equipa jogava devagarinho, mais para o lado e para trás que para a frente, pouco fazia para matar o jogo.

Nota final:
Na época passada e também na quinta jornada, deixamos 2 pontos frente ao Feirense, em Aveiro; a seguir para a Champions, defrontamos o Zenit, em S.Petersburgo, perdemos; depois recebemos o clube do regime e empatamos. Agora, o calendário é semelhante: o próximo jogo, quarta-feira, também é para a prova rainha da UEFA, frente ao PSG; e na Liga, domingo, voltamos a defrontar outro rival, desta vez, o Sporting. Que os resultados sejam diferentes, é o que todos os portistas esperam. Mas a moral e a confiança, depois deste jogo e deste resultado, não serão os mesmos que seriam se tivessemos ganho. Transformar o desânimo e a frustração deste jogo, em "raiva", determinação e enorme vontade de vencer, é o mínimo que os profissionais do F.C.Porto podem fazer. Depois, até podemos perder, mas não pode ficar, como hoje, a sensação que não fizemos tudo para ganhar. Isso, nem pensar!

PS - Até acho que ficou um penalty por marcar na primeira-parte, Atsu isolado e empurrado por trás e tenho dúvidas no lance do Kléber, mas não contem comigo para dizer que não ganhamos por culpa do Bruno Esteves. A culpa foi nossa, ponto!

Bjs

Azulibranco disse...

Grande blog, Ana Andrade, fiquei cliente.
Parabéns.

Ana Andrade disse...

Caro azulebranco,
Muito obrigada e seja bem-vindo a este espaço.

Cumprimentos

Ana Andrade

Azulibranco disse...

Estou absolutamente inconformado.
O Porto de Victor Pereira sempre acaba por me enganar: quando pensamos que o campeonato já está perdido, eis que o Porto se sagra campeão; quando pensamos que o Porto está enfim definitivamente entrosado, surge uma miséria destas.
Tão cedo não me vão ver os dentes, a não ser para morder alguém.

Azulibranco disse...

Eu não contesto o treinador, por enquanto, contesto sim os jogadores, podres de ricos, a chafurdar em euros e, depois, a ter desempenhos vergonhosos como o que tiveram na segunda parte do Rio Ave.
Não culpem o treinador, peçam contas aos jogadores, que deviam entrar em campo amanhã de braçadeira preta no braço.
Façam com eles contratos que permitam descontar-lhes no ordenado sempre que manifestem tal (des)profissionalismo.
Não volto a falar do Rio Ave, acreditam, a não ser no fim do campeonato, se o perdermos por dois pontos.