domingo, 2 de setembro de 2012

Crónica e Análise: Olhanense 2 - FC Porto 3

1 – Crónica

Vitória Definida Ao Ritmo Colombiano e Brasileiro

No início de noite de Sábado, o Olhanense recebeu o FC Porto no Estádio do Algarve, em partida a contar para a terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos bicampeões por 2-3.

Vítor Pereira praticamente apostou nos mesmos onze que na passada semana entraram em campo frente ao Vitória de Guimarães e que protagonizaram uma boa exibição; exceção feita a Fernando que foi substituído pelo belga Defour, devido a lesão. Posto isto, vamos à história do jogo e da vitória portista em território Algarvio.

Os dragões entraram decididos a mostrar que a exibição da passada semana não aconteceu por acaso. E, demonstraram-no através do domínio, porque durante os minutos iniciais não obtiveram grandes chances de golo, mas encostaram o Olhanense às cordas. Contudo, foram os algarvios os primeiros a marcar - bem próximo do minuto 15- aproveitando, da melhor forma, um contra ataque. Os dragões acusaram o golo e procuraram responder, partindo “para sima do adversário” mas não da melhor forma. No último passe, no passe decisivo, havia sempre alguma falha. Se na passada jornada o ganês Atsu tinha brilhado com a equipa, neste jogo não esteve bem e não estava a conseguir ajudar o conjunto azul e branco. Por isso, antes do minuto 40, Vítor Pereira fez entrar James. E o FC Porto ganhou outra alma. O colombiano mexeu com o jogo e mostrou que a aposta do treinador tinha sido certeira, quando marcou o golo que deu o empate no jogo, ainda antes do intervalo.

O FC Porto entrou no segundo tempo da melhor forma, Jackson fez um primeiro aviso e minutos depois foi o autor do golo que confirmou a cambalhota no marcador. Dois colombianos marcaram o ritmo dos dois golos portistas e um brasileiro não quis ficar para trás. Hulk, pois claro, choutou forte para o terceiro golo portista. Já próximo do final do encontro, o Olhanense reduziu e os dragões acabaram o jogo a afastar os algarvios da sua área.

Com esta vitória os bicampeões somam 7 pontos e, garantidamente, no final da jornada, farão parte do grupo da frente, sem poderem ser ultrapassados por nenhum adversário.

2 – Análise

Começo por dizer que não estava à espera de facilidades, porque no futebol não existem jogos fáceis. Gostei do jogo, sobretudo gostei da capacidade de resposta a um resultado menos favorável. Sim, é verdade que o jogo frente ao Olhanense não foi igual ao da jornada passada, nem podia o ser, uma vez que os adversários são diferentes e cada jogo é um jogo. No meu post de antevisão, dei um palpite para a equipa titular e, como estava à espera que Vítor Pereira apostasse nos mesmos onze não me enganei. Contudo, o jogo desta noite foi diferente do da passada jornada, desde logo porque o FC Porto entrou a perder e teve de dar a volta ao texto. Esteve muito bem o treinador portista ao trocar Atsu por James. Será que se vai repetir a mesma situação da época passada, ou seja, quando James entrava no meio dos jogos conseguia ser mais útil do que sendo titular? Ainda é cedo para fazer tal análise, mas seja como for, o importante é o jovem colombiano ser útil. Não gostei do sufoco do final do jogo, no entanto, entendo que é algo com que se pode aprender. Agora que fechou o mercado - infelizmente não em todo o sítio – esperemos que todos estejam dispostos a remar para o mesmo lado.

PS. Devido a problemas com a net, não me foi possível publicar este post mais cedo.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Como se previa foi um jogo complicado, e só um FC Porto sério e empenhado conseguiu vencer com inteira justiça.

A Olhanense poderá ser uma das revelações deste campeonato. Reforçou-se bem e conta com jovens jogadores que podem despontar.

James foi o homem que mexeu com o jogo, tendo VP estado muito bem na leitura do jogo.

Pena termos sofrido o golo no cair do pano, pois não era merecido.

Excelente e fantástico o apoio da família portista do centro e sul do País e dos SD e Colectivo que se deslocaram em força.

Esperemos agora que os mercados fechem de vez, pois com estes atletas podemos sonhar alto.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt