sexta-feira, 22 de março de 2013

A Selecção Portuguesa Jogou Hoje? E o Moutinho Jogou?



Peço desculpa pela sinceridade das minhas palavras, mas é a mais pura das verdades. A selecção portuguesa jogou hoje, mas a mim isso foi algo que me passou completamente ao lado. Algo que transpareço através da primeira das interrogações que coloco no título deste post. A minha única preocupação foi única e exclusivamente saber se Moutinho estava a jogar e depois se tinha jogado o jogo todo. Algo que reflicto na segunda pergunta do título. Podem pensar o que quiserem, mas garanto que esta foi a minha única preocupação. A mim não me aquece nem arrefece se Portugal vai ou não ao mundial.
Voltando ao Moutinho… Todos nós sabemos que o número 8 portista se lesionou num treino antes da deslocação a Alvalade; também sabemos que recuperou para Málaga, mas ao intervalo, fruto da lesão anterior ou não, saiu lesionado; sabemos que não recuperou a tempo de defrontar o Marítimo; e, finalmente, sabemos que partiu ao serviço da selecção condicionado. Entretanto recuperou, o que é normal, visto que tratava-se de uma lesão relacionada com o esforço, acho eu, mas também julgo que não passou a estar a 100%. Segundo consta o departamento médico do FC Porto está atento à situação, algo em que acredito fielmente, até porque ao departamento médico dos dragões é reconhecida competência.
Hoje de manhã ouvi o seleccionador dizer que Moutinho só jogava se quisesse e se estivesse a 100%. Não percebi muito bem estas palavras… Pois bem, Moutinho jogou, pensei que tivesse saído ao intervalo, ou quanto muito a meio da segunda parte. Mas não, engano meu, João Moutinho jogou os noventa minutos! Não percebi porquê. É que no FC Porto – e julgo que em muitos outros clubes – um jogador que regresse de lesão jamais joga o jogo inteiro; ou joga os primeiros 45 minutos, ou os segundos, ou os últimos 30 minutos. E acho que assim é que tem de ser, aos poucos, para não estragar o que já está recuperado. E agora eu pergunto, será que em algum momento o seleccionador pensou na integridade física do atleta? Será que em algum momento se lembrou que Moutinho vinha de lesão?
Só espero que na próxima Terça o número 8 portista seja poupado, porque é o FC Porto quem fica prejudicado caso a lesão sofra um retorno. E depois reclamem se Pinto da Costa voltar a dirigir duras palavras ao seleccionador.





Sem comentários: