terça-feira, 12 de março de 2013

Vítor Pereira e Varela em Antevisão da 2ª Mão dos Oitavos de Final da Liga dos Campeões e Convocados



Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Silvestre Varela do jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, frente aos espanhóis do Málaga.

“"O nosso grande objectivo é fazer golos"

Vítor Pereira confessa que o grande objectivo do FC Porto em Málaga é fazer golos. Depois da vitória por 1-0 no Dragão, o técnico sublinhou, em conferência de imprensa, que um tento portista colocaria "grande pressão" no adversário, que assim teria de fazer três golos para chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A hora decisiva chega quarta-feira, às 19h45.

Após o jogo da primeira mão, disse que o FC Porto não alteraria a sua identidade em Málaga. Mantém essa ideia?
Acredito claramente que amanhã assistiremos a um jogo de Champions, entre duas equipas que querem marcar golos, com intensidade, ritmo e qualidade colectiva e individual. Acredito num estádio cheio, com um ambiente quente e espectacular, como aqueles em que gostamos de jogar.

Sendo o FC Porto uma equipa habituada à Champions, a experiência será determinante? O FC Porto vai ter de marcar para seguir em frente?
Em relação à experiência, sinceramente, não acredito em favoritismos antecipados. Acredito no trabalho, na competência, na maturidade táctica da equipa, qualidade e talento dos jogadores. Sabemos bem o que queremos desta Champions e sabemos que o Málaga vai ter de ir atrás do golo; se nós fizermos primeiro um golo, colocaremos uma pressão enorme no adversário. O nosso grande objectivo é chegar cá e fazer golos e acredito que amanhã faremos golos no La Rosaleda.

Que diferenças espera em relação ao jogo da primeira mão?
As diferenças decorrerão, fundamentalmente, da necessidade que o Málaga tem de marcar. Acredito que vão arriscar mais. Estamos no intervalo de uma eliminatória e eles vão querer virar o resultado negativo que trazem do Porto, enquanto nós não sabemos jogar para defender resultados. Gostamos de ter a bola, a iniciativa, pressionar e condicionar o jogo do adversário. Somos extremamente competitivos e temos ambição. Amanhã seremos o que sempre temos sido.

No sítio do Málaga na Internet, há um vídeo promocional do jogo que o trata como um desafio histórico, com armaduras, capacetes e espadas.
Como vê este trabalho psicológico?
O Málaga tem ambições legítimas. Nós temos as nossas, sabemos o queremos e o que temos de fazer para ultrapassar esta equipa na sua casa, com o seu público. Estamos habituados e gostamos dos grandes jogos e ambientes. Esperamos uma casa cheia, que também nos motiva. Em relação às estratégias motivacionais do adversário não tenho nada a dizer, eles têm o direito de fazer o que acham necessário.

O facto de ter Mangala e Moutinho em pleno dá-lhe um conforto extra?
Todos os grandes jogadores fazem falta e todos são importantes, independentemente do valor individual de cada um ser afirmado pelo colectivo. Porém, um colectivo é sempre mais forte com jogadores de grande qualidade. O talento é importante mas vivemos do que produzimos colectivamente

Para o Málaga este jogo tem um sabor histórico. Que sabor tem para o FC Porto?
É um momento em que queremos continuar em prova e fazer a nossa história. O que já fizemos nesta competição foi grandioso, mas queremos continuar a fazer história, esta equipa tem sede de vitória e muito para conquistar. Quer ficar na história do FC Porto e da Champions.

O Málaga está a atravessar numa fase menos boa. Que resposta poderá dar?
Do ponto de vista individual e colectivo, trata-se de uma grande equipa. Esta prova tem características distintas do campeonato e espero um Málaga de qualidade, como vi no Dragão, a saber que tem de marcar golos mas também que um golo sofrido lhe colocará pressão extra. Estão recheados de talento individual e têm um treinador com provas dadas. Não acreditamos, nesta fase, em facilidades. Acreditamos muito no nosso jogo, nos nossos argumentos e temos o orgulho de colocar em jogo o nosso trabalho, para seguir em frente e mostrar toda a nossa qualidade.

Que comentário lhe merece o interesse do FC Barcelona em Jackson, revelado por um representante do avançado?
Pessoalmente, orgulha-me que um jogador acabado de chegar à Europa desperte já tanto interesse, se é que não é especulação. O Jackson tem muita qualidade, mas consegue manifestar todo o seu talento porque está inserido num colectivo forte, que ajuda e facilita os talentos a sobressair. Não tenho mais a dizer... É um grande ponta de lança, como tem provado em todos os jogos. Não me admiro que vários clubes estejam atentos.

Concorda que o 4x3x3 é o sistema mais fácil de ser defendido?
Estamos numa eliminatória bonita da Champions. Vamos falar deste jogo importante para as duas equipas. Não vou comentar.”


“"Temos de estar equilibrados mentalmente"

Varela é um jogador com muita experiência internacional e que sabe quando é necessário pôr o pé no acelerador ou no travão para ultrapassar uma eliminatória renhida. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio frente ao Málaga CF, que vale o acesso aos quartos-de-final da Champions, o atacante destacou a componente mental e encara o ambiente quente no estádio como uma motivação.

Qual é o segredo do FC Porto para continuar na Champions, sendo que é a única equipa portuguesa em prova?
O FC Porto é muito experiente a nível europeu e tem jogadores de qualidade. A equipa joga sempre junta e forma um colectivo forte.

Está satisfeito com o seu rendimento e a época que tem feito? Como encarou a chegada do Izmaylov em Janeiro?
Tento sempre dar o meu melhor e estar em boa forma. Nem todos conseguem durante a época manter o mesmo nível, mas todos nos ajudamos uns aos outros. O Izmaylov foi um excelente reforço e tem muita experiência, tal como o Liedson.

Com o FC Porto com vantagem mínima na eliminatória, um jogador tem vontade de pôr o pé no acelerador ou no travão?
Temos de estar equilibrados mentalmente. Todos temos de saber o que fazer e respeitar o que o treinador pedir. Consoante o que decorrer no jogo, vamos ver o que se pode fazer para obtermos o melhor resultado possível.

Pode descrever como são estes ambientes e o que sente um jogador?
É o sonho de qualquer jogador actuar num ambiente destes. Todos os jogadores sentem essa necessidade para evoluir.

É um dos poucos jogadores do plantel que já jogou nesta fase da prova. A equipa está mais forte do que em 2009/10?
Neste momento temos uma excelente equipa, com muita qualidade e vontade de vencer. Penso que conseguiremos fazer um grande jogo. Estamos num bom caminho, temos um colectivo forte e as coisas irão correr bem.

A superioridade mostrada no Dragão é para repetir?
São dois jogos diferentes. É uma eliminatória em que estamos em vantagem, o Málaga precisa de reagir ao golo sofrido e vai tentar atacar mais.

O grupo parece estar muito motivado, sente-se o optimismo...
O grupo está unido, motivado, forte e consciente do que tem fazer. Vamos fazer tudo para ultrapassar esta eliminatória e estamos confiantes nas nossas possibilidades.”

Em



Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Moutinho e Lucho; Varela, Jackson e James?.






2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Com o Málaga a considerar o jogo frente ao F.C.Porto como o mais importante da sua história, com tudo o que isso significa, desde um esperado apoio entusiástico do público, até uma fortíssima motivação por parte da equipa de M.Pellegrini, o conjunto portista só conseguirá travar a chamada fúria espanhola, sobreviver em La Rosaleda e seguir para os quartos-de-final da prova rainha da UEFA, se tiver atitude, carácter, capacidade de sofrimento, for capaz de ser uma equipa humilde, unida, solidária, com forte espírito colectivo e de grupo. Mas e isso é importante, também temos de ser uma equipa esperta a aproveitar a sofreguidão da equipa espanhola. Se esse Dragão estiver na Andaluzia, como estamos em vantagem, somos mais experientes em jogos desta natureza e porque em qualidade não ficamos a dever nada aos andaluzes, para além de ser mais fácil ultrapassar a exigência de um confronto duro, teremos mais hipóteses de sair a rir de Málaga. Também e isso é fundamental, um colectivo forte pode minorar o desgaste e como isso é necessário nesta altura - é que no domingo temos um jogo tão importante como o de amanhã. Se não for assim e cada um puser os seus interesses individuais acima dos interesses da equipa, procurar o brilharete para mostrar serviço aos mirones - que nestes jogos, são sempre muitos -, então as coisas vão-se complicar, de certeza, no La Rosaleda e também nos Barreiros.

Bjs

Penta disse...


caríssima Ana, caríssimas(os),

no fundamental:
hoje, todos temos que estar Unidos em torno da nossa equipa do coração.
a Garra, o Querer e a Vontade em pretender Vencer terão que estar presentes no La Rosaleda - estádio que, acredito, logo mais será uma filial do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos (o nosso Estádio do Dragão).

certamente que seremos Porto!, car@go! :D
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II