terça-feira, 19 de março de 2013

Crítica a Alguns Adeptos Portistas



As minhas próximas palavras são dirigidas aos adeptos portistas que fazem da crítica fácil uma espécie de modo de vida.
Eu sei que não sou ninguém para medir o portismo dos outros, mas há coisas que me deixam triste. Não, agora não estou a falar da equipa, estou a falar dos portistas. É que ultimamente tenho visto comentários em blogs portistas que, sinceramente, é de bradar aos céus. É verdade que as coisas não estão bem, é verdade que a revalidação do título ficou complicada e é verdade que esse facto deixa-nos tristes. Mas atirar para todos os lados não me parece de todo a solução. Não, não digo que não é legítimo criticar aquilo que não está bem, mas criticar hoje o que ontem se elogiou é, para mim, incompreensível. Vítor Pereira é o crónico alvo das críticas, como ele Varela também costuma ser a vítima preferida da malta, mas agora Lucho também começou a entrar no role e pior ainda, o presidente. Se não percebo, muitas vezes, as críticas dirigidas ao treinador, às vezes percebo as dirigidas a Varela, contudo, parece-me que alguns exageram nas mesmas -  é que parece que é só Varela quem não está bem e afinal de contas não é bem assim. Já quanto às críticas dirigidas ao capitão portista, desculpem-me mas essas custam-me um pouco mais, é que há bem pouco tempo Lucho era elogiado e de repente, porque está em baixo de forma – o que é normalíssimo – já não presta e até já vi alguns defenderem que deveria sair. Se o FC Porto mandasse embora todos os jogadores que, durante a época, baixam de forma não havia plantel que resistisse. Acho que muitos portistas tem de perceber que quem joga são homens, não máquinas, como tal, manter a forma física é humanamente impossível, ainda que alguns consigam ser mais regulares que outros.
Mas custa-me mais ainda as críticas dirigidas ao presidente. Pinto da Costa deixou ficar Vítor Pereira no lugar de treinador e se o deixou é porque, no final da época passada, tal como no início da mesma, achou que seria o melhor a fazer. E será certo desatar a criticar quem já fez tanto pelo clube? Julgo que o problema de alguns é ter uma memória demasiado curta.
Ainda neste âmbito, é de lamentar a atitude de alguns adeptos que se deslocaram ao aeroporto com tochas e petardos a insultar a equipa.
Não estou com isto a querer dizer que não se podem fazer críticas, até porque vivemos num país livre onde cada um tem todo o direito a manifestar a sua opinião, o que eu acho é que há duas formas de criticar:
Criticar de forma positiva, que são as críticas  que acrescentam algo de novo e diferente; e criticar de forma negativas, que são aquelas críticas que não servem para nada. E as críticas às quais me refiro são as negativas, as que não acrescentam nada. Se não vejamos, criticar Vítor Pereira, Varela, Lucho ou até mesmo o presidente vai mudar alguma coisa? Vai fazer a equipa ficar com mais quatro pontos? Não vai, estas críticas agora não vão fazer mudar nada. Mais vale que pensem antes de escrever e talvez guardem este género de críticas lá mais para o final da época, quando elas possam fazer sentido, quando possam servir para mudar algo. Agora, agora não servem para absolutamente nada, a menos que sejam feitas de forma a descarregar a raiva e arranjar um culpado para o momento.
E se em vez de atirarem críticas negativas para todos os lados se  Nos uníssemos todos em torno da equipa. E agora perguntam-me: isso vai fazer-nos ficar com mais quatro pontos? Não, não vai, mas vai sim criar um ambiente melhor, um ambiente que ajude a sair mais rapidamente desta situação. É que é mais fácil sair desta, chamemos-lhe mini crise – é que nem sei bem como lhe hei-de chamar – com um ambiente saudável, do que com um ambiente pesado.



5 comentários:

Anónimo disse...

O problema de tanta critica e desta "crise" esta no facto de o clube benfica estar a seguir em direcçao ao titulo com uma frieza que ate agora parecia própria do nosso clube e nada do genero pelos lados da 2circular!
O FCP perdeu aquela frieza nos momentos de decisao e isso preocupa com toda a legitimidade os adeptos!
E claro que ha criticas, mas tambem mal seria se os adeptos nao fizessem criticas quando algo vai mal ou elogios quando algo vai muito bem porque é para isso que servem os adeptos!
Criticar e exigir é agora porque depois nao ha nada a fazer, é preciso mostrar a equipa como estamos todos arreliados com a sua falta de nervo e vontade!
Ainda faltam 7 jornadas e ainda podemos ter fe e recuperar porque se isto não muda agora muda no fim da epoca??
E mal do clube se por cada coisa boa que um dirigente, jogador ou treinador faz, lhe fosse permitido errar!
Entao nem quero imaginar o credito do presidente! Acabava com o clube se lhe apetece-se e nos batíamos palmas!
OS jogadores realmente são homens e nao maquinas, é verdade sim senhor mas ao salario que recebem bem podem neste pais em crise onde das poucas alegrias que resta e ver o nosso clube vencer e estes murcoes andam "cansados"!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ana Andrade disse...

O problema é que, para muitos, é mais fácil criticar do que elugiar... foi por isso que fiz este post...

Ana Andrade

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.