sábado, 30 de março de 2013

Crónica e Análise: Académica 0 – FC Porto 3



1 – Crónica

No final de tarde deste Sábado, Académica e FC Porto defrontaram-se em jogo a contar para a vigésima quarta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3.
No regresso ao campeonato depois da paragem para jogos das selecções, Vítor Pereira promoveu duas alterações na equipa, fruto das quais James e Izmaylov partilharam a titularidade pela primeira vez. Além da titularidade de Izmaylov, também há a registar o regresso de Moutinho ao onze inicial. Posto isto, vamos à história do jogo.
Desta vez foi à primeira oportunidade, Mangala, ao minuto 16 activou o marcador, na sequência de um canto marcado por João Moutinho. Até ao intervalo os dragões poderiam ter dilatado o marcador, por intermédio de James, Mangala,Jackson ou Fernando que viram o golo negado por uma ou outra circunstância. A Académica deu o primeiro sinal de perigo já próximo do intervalo. Como não houve mais golos, o intervalo chegou com o FC Porto a vencer pela margem mínima.
No segundo tempo, Danilo, ao minuto 52 dilatou o marcador. Jackson, ao minuto 55, poderia ter feito o terceiro golo da tarde, mas o seu remate foi desviado por um defesa dos estudantes. O mesmo Jackson voltou a ver a bola passar por cima da trave após um remate seu. E, já próximo do final do encontro, Castro fechou a contagem.
Apesar de continuarem no segundo lugar, com esta vitória os Dragões somam 60 pontos e continuam na perseguição do título.



2 – Análise

A tradição de vencer para o campeonato em Coimbra ainda é o que era. Foi mais uma importante vitória num jogo onde não se esperavam facilidades, visto que ambas as equipas entraram em campo com o objectivo de conquistar os três pontos. Ainda que não tenha sido um jogo fantástico, eu gostei. Deu para perceber que James está a voltar à forma, uma boa notícia para o que resta do campeonato. Também deu para perceber que Moutinho não está a 100% e por isso mesmo, na minha opinião, o próprio resguardou-se, contudo, foi importante na manobra de jogo. Em suma, o FC Porto venceu um jogo em que dominou, controlou e onde a vitória é incontestável. Nesta fase o mais importante é ganhar os jogos para manter a esperança bem acesa. E siga para a meia final da Taça da Liga, frente ao Rio Ave, sabendo-se que até quarta-feira havemos de ouvir falar dos jogadores expulsos frente ao Benfica que não poderão jogar contra o FC Porto… ou será que podem? Mas isso já são contas de outro rosário.


PS. Boa Páscoa a todos!


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Um Porto sério, competente e se excluirmos os 25 minutos finais, de qualidade, manteve a tradição, fez a sua obrigação, venceu com toda a justiça e regressou tranquilamente à normalidade das vitórias.
É isso que se pede à equipa portista até ao fim do campeonato e depois fazem-se as contas.

Bjs e boa Páscoa