domingo, 3 de março de 2013

Ainda Uma Análise Ao Clássico de Alvalade



Isto de passar do 8 ao 80 e do 80 ao 8 num abrir e fechar de olhos tem muito que se lhe diga. Ainda a uns dias o FC Porto e o seu treinador estavam a ser elogiados pelo jogo feito frente ao Málaga, hoje, passados pouquíssimos dias e depois de ter empatado frente a um rival - para todos os efeitos é um rival esteja em que posição esteja - num terreno onde nem tem conseguido grandes resultados nos últimos anos é de mestre! É que até já vi gente a falar do penúltimo jogo do campeonato… Vamos a ter calma e pensar um pouco antes de criticar tudo e todos… é hora de apoiar a equipa porque ainda nada está perdido.
Decidi pegar nas linhas que escrevi na análise do jogo Sporting – FC Porto,  para acrescentar mais umas coisas que me parecem importantes.
«Os pontos que separam FC Porto e Sporting na tabela classificativa espelham uma realidade e a mesma induziu, certamente, em muitos adeptos, a crença de que tudo ia se resumir a facilidades.» O que até não é de todo condenável, tendo em conta os acontecimentos recentes, que é como quem diz, os últimos jogos do Sporting e, por outro lado os resultados que o FC Porto tem feito. «No entanto, eu não esperava que este jogo fosse fácil, pois nestes jogos tudo pode acontecer e tinha a noção de que o Sporting ia lutar com as suas armas por um resultado positivo.» E quando me refiro a resultado positivo, refiro-me a um empate, por exemplo. Afinal de contas pode não estar a correr bem o campeonato, mas ninguém gosta de facilitar. «Cabia ao FC Porto, colocar em campo o seu favoritismo e fazer uso dele para anular as armas que o Sporting tentasse por em campo. Não foi bem isso que aconteceu, ou melhor, o FC Porto dominou mas faltou mais, faltou a eficácia, porque acho que o FC Porto até poderia ter saído de Alvalade com os três pontos no bolso.» E digo isto mesmo tendo a noção de que o jogo não foi fantástico, não foi ópera, mas também não foi nada completamente intragável. Faltou acertar o ritmo e os paços para que o resultado fosse o desejado.
Na véspera do jogo surgiu uma notícia menos boa, a baixa do Moutinho devido a lesão contraída num treino. Tal estragou, por certo, os planos de Vítor Pereira para a partida. É verdade que João Moutinho é, sem qualquer dúvida, o motor desta equipa, que faz muita falta quando não está e, felizmente, não tem estado poucas vezes o que faz com que a sua falta se note mais. Contudo o FC Porto tem mais jogadores no plantel que tem de estar preparados para entrar a qualquer momento, para o lugar de qualquer um dos colegas e dar o seu melhor. Afinal de contas todos pretendem mostrar ao treinador que pode confiar neles, certo? «João Moutinho fez falta? Sim, claro que Moutinho fez falta, mas não foi só o Moutinho que fez falta, fez falta um Defour um tanto ou quanto atrevido, fez falta um James em boa forma, fez falta calma e discernimento no momento de decidir, fez falta velocidade na frente de ataque e sobretudo fez falta golos.» Chega de crucificar o Varela! O rapaz não tem jogado brilhantemente, mas convínhamos que dizer que o James deveria ter sido titular ou entrado mais cedo e que o Varela nem deveria ter entrado em campo é demais, tendo em conta que o James, na minha opinião, não fez grande coisa, justamente por não estar na melhor forma. E «tudo somado resultou num empate. Um empate que só amanhã perceberemos que consequências terá.» E já se sabe… o FC Porto é agora segundo classificado e está a dois pontos da liderança. Sim, vamos ter uma semana infernal com os benfiquistas todos com um ego demasiado inchado… «Contudo, ainda falta jogar muito campeonato e o FC Porto terá uma palavra a dizer.»

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Concordo, Ana, os portistas estão muito exigentes, mas são sinais do tempo.
Espero que no dia que deixe de ganhar, toda esta exigência não os faça desistir.

Bjs