domingo, 17 de março de 2013

Crónica e Análise: Marítimo 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

Mais Uma Vez Faltaram Golos Ao Ataque Portista

No final de tarde deste Domingo o Marítimo recebeu o FC Porto em jogo a contar para a vigésima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a uma bola.
De regresso ao campeonato, Vítor Pereira voltou a apostar em James de início, bem como em Atsu. Vamos à história deste jogo.
O FC Porto entrou decidido a procurar o golo. Contudo, logo nos primeiros minutos Vítor Pereira foi obrigado a mexer na estratégia de jogo que tinha delineado para este encontro, isto porque Atsu lesionou-se e teve de abandonar as quatro linhas, entrando para o seu lugar Varela. O FC Porto continuava a sua senda enquanto que o Marítimo reagia timidamente. Ao minuto 31, James activou o marcador provocando uma “explosão” de alegria na bancada onde se encontravam os adeptos portistas. No entanto a vantagem não durou muito tempo, visto que ao minuto os insulares restabeleceram a igualdade. E foi com este resultado que o jogo chegou ao intervalo.
No segundo tempo o Marítimo tentou aparecer em jogo com mais perigo, apostando principalmente nos contra-ataques. Num desses lances os insulares ficaram perto de marcar, mas Helton não permitiu os festejos dos da casa. O FC Porto não baixou os braços. E, ao minuto, Jackson teve nos pés uma oportunidade de ouro para dilatar o marcador, porém o colombiano falhou a grande penalidade. O FC Porto ainda podia ter chegado ao golo quer por intermédio de Castro, quer por Jackson, contudo, o guarda-redes maritimista não permitiu.
Com este empate e com o resultado que se verifica em Guimarães, o FC Porto poderá ter complicado as contas do título.



2 – Análise

Acabei de chegar dos Barreiros e o meu estado de espírito encontra-se num misto de tristeza e raiva. Raiva, porque a vitória esteve tão próxima, bastava que Jackson não tivesse, mais uma vez, falhado uma grande penalidade, ou que uma das oportunidades de golo fossem concretizadas. Sim, também é preciso lembrar que realmente do outro lado esteve um guarda-redes que decidiu dar espectáculo. Ainda assim, não percebo o que é que se passa com o ataque portista, sem marcar golos dificilmente se ganham os jogos e dessa forma perdem-se títulos. Triste, porque, apesar de querer manter a chama da esperança na revalidação do título bem acesa, a verdade é que aos poucos sinto que ela se apaga.
O jogo… não se esperava que fosse fácil, não só devido às incidências de Málaga, mas também porque o Marítimo costuma criar dificuldades no seu terreno. Mas esperava que o FC Porto desse à volta às dificuldades e mostrasse que o que aconteceu em Málaga foi tão só um acidente de percurso. E, na minha opinião, os dragões até não jogaram mal, dominaram, criaram perigo mas faltou o fundamental, marcar. E assim sobrou um empate que pode, ou não, ser comprometedor nas contas do título.





4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Na altura decisiva da época, em que devíamos estar no máximo, não estamos e pior, para além da ansiedade e do nervosismo que tira discernimento, ainda damos tiros nos pés e falhamos penalties que podiam fazer a diferença.
Paciência, Ana, a vida continua.

Bjs

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.