sexta-feira, 8 de março de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Estoril 0



1 – Crónica

Vitória Construída nos Primeiros Quinze  Minutos

No início de noite desta sexta-feira, o FC Porto recebeu, no estádio do dragão, o Estoril em partida a contar para a vigésima segunda jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Por uma questão de gestão de plantel, seja a pensar no jogo da segunda mão dos oitavos de final, ou simplesmente por uma questão de promover alterações na dinâmica atacante do FC Porto, Vítor Pereira apostou em James e em Atsu em detrimento de Varela e Izmaylov. Posto isto, vamos a história do jogo.
Quinze minutos bastaram para o FC Porto resolver o jogo. Maicon ativou o marcador aos quatro minutos e Jackson ampliou aos catorze, na conversão de uma grande penalidade. Até ao intervalo os dragões foram, progressivamente, baixando o ritmo de jogo sem nunca perderem o controlo do mesmo.
O segundo tempo e fácil de descrever: o FC Porto geriu e controlou a vantagem e o Estoril tentou esboçar reacções que não se revelaram um perigo eminente para a baliza de Helton. O resultado podia ter sido ampliado num ou noutro lance, mas o marcador não sofreu qualquer alteração até ao final do encontro.

Com esta vitória o FC Porto instala-se, ainda que de forma provisória, no topo da classificação.



2 – Análise

Não se esperava que este jogo fosse fácil, não só porque se seguiu ao empate de Alvalade que teve como consequência imediata a perda da liderança, mas também porque o Estoril e uma boa equipa que tem realizado um bom campeonato. O jogo não foi brilhante, é claro que todos nós adeptos queremos que a nossa equipa tenha jogos fantásticos e maravilhosos, a espalhar ópera, mas nem sempre tal e possível e no caso, o mais importante foi a vitória. O FC Porto resolveu cedo o jogo para assim gerir esforços a pensar já no Málaga. Em suma, foi uma vitória tranquila, conseguida cedo e que nunca esteve em causa. Portanto, objectivo cumprido.




1 comentário:

dragao vila pouca disse...

15 minutos a jogar e o resto a poupar?

Veremos...
A resposta à interrogação só pode ser dada após os jogos de quarta-feira frente ao Málaga e domingo a oito dias contra o Marítimo, jogo a disputar na Madeira. Mais, a análise ao jogo de hoje que o F.C.Porto venceu com toda a justiça, mas com uma exibição muito abaixo do que seria exigível, também só devia ser feita após esses dois jogos. A razão é simples: se depois de tanto poupar e com isso irritar, ao ponto de levar muita gente arrepender-se de ter ir ao estádio; transformar o jogo, depois do 2-0 - Maicon aos 4 e Jackson de penálti aos 13 -, num longo e penoso bocejo; isso não significar uma exibição de qualidade, com total disponibilidade física e mental na Andaluzia e na Pérola do Atlântico, então o que se passou hoje no Dragão é motivo de grande preocupação para o futuro. Tanta falta de concentração e de atitude, tanta displicência, tanta vontade de complicar em vez de simplificar, tanta desinspiração, se não teve a ver com a cabeça já estar noutro lado, principalmente na montra que é a Champions, então, repito, temos de ficar a pensar no pior.

Bjs