domingo, 26 de maio de 2013

Post Dedicado A Vítor Pereira



No dia seguinte à reeleição de Pinto da Costa na presidência do FC Porto e no dia em que se celebram nove anos da conquista da segunda Liga dos campeões, essa inolvidável final frente aos franceses do Mónaco, a quem o FC Porto venceu por 3-0; dedico um post a Vítor Pereira,, o treinador bicampeão que ainda não se sabe se vai continuar a comandar o FC Porto na próxima época.
Nos últimos dois anos, Vítor Pereira conduziu a equipa, com mais ou menos dificuldades, à conquista de dois campeonatos. A esses, junta-se o primeiro da sequência, conquistado com Vilas-Boas ao leme, mas com Vítor Pereira como adjunto.
É verdade que Vítor Pereira não é um treinador consensual, é verdade que muitos portistas não gostam dele, que nem todos os portistas concordam com os seus métodos, que nem todos apreciam a sua forma de comunicar. Como tal, surgem muitas críticas, muitas delas demasiado duras e demasiado incompreensíveis. No entanto, Vítor Pereira é o treinador que venceu os dois últimos campeonatos e de forma limpinha, limpinha, limpinha.
Vítor Pereira assumiu a equipa aquando da saída de Vilas-Boas, numa altura em que não deve ter sido nada fácil gerir o grupo. Venceu o bicampeonato e acabou ficando mais uma época. Sem ter de enfrentar algumas das dificuldades da sua primeira época como treinador principal do FC Porto, enfrentou outras batalhas e, mais uma vez, conduziu a equipa à conquista de mais um campeonato, o seu segundo como treinador principal e o terceiro consecutivo da equipa. Mais uma vez o FC Porto foi campeão sem derrotas, tal como havia acontecido no primeiro campeonato da sequência do tri. É também de salientar, que, durante as duas épocas em que Vítor Pereira foi treinador do FC Porto, a equipa apenas sofreu uma derrota, derrota essa que todos nós nos lembramos bem como foi. E, mais uma vez, Vítor Pereira fez muitos dos seus críticos engolirem as críticas e voltou a provar que é treinador para o FC Porto.
As duas principais críticas dirigidas ao treinador prendem-se com a sua forma de comunicar e a forma como coloca a equipa em campo. Ora, no que à primeira diz respeito, verificaram-se melhorias, comparativamente à época anterior, ainda que eu continue a achar que não me parece assim tão importante a forma como o treinador comunica com os jornalistas, porque a mesma será, por certo, diferente da forma como comunica com os jogadores; e afinal de contas, é a segunda que mais importa. Quanto à forma da equipa jogar, também se verificaram melhorias, visto que a equipa praticou melhor futebol e jogou mais como um todo. E isto tendo em conta que Vítor Pereira viu sair Hulk já depois do fecho do mercado em Portugal, tal como, na época anterior, tinha visto sair Falcao dias antes do mercado fechar.
Assim, se o FC Porto tem um treinador que consegue conduzir a equipa à conquista do campeonato, em duas épocas consecutivas, na primeira com apenas uma derrota, na segunda sem derrotas, então, é legítimo pensar que será justo que este continue a ser o treinador do FC Porto. Não se sabe o que vai acontecer, até porque, pelo que percebi da entrevista do presidente, a continuidade de Vítor Pereira parece não ser um dado adquirido. Por mim, Vítor Pereira Fica.
E enquanto não se sabe o que vai acontecer, agradeço, desde já a Vítor Pereira a forma como conduziu a equipa rumo à conquista destes dois campeonatos, esperando, sinceramente, poder agradecer-lhe muitos mais; agradeço-lhe por ser um adepto como qualquer um de nós, por festejar como nós as vitórias e por sofrer como nós.


Sem comentários: