terça-feira, 28 de maio de 2013

Um Pedido a Pinto da Costa



Eu sei que sou uma portista anónima; uma portista que vibra com as vitórias do FC Porto; que festeja as conquistas; que sofre com as derrotas, que felizmente são poucas; uma portista que tem um blog e que escreve cá umas linhas a defender meros pontos de vista. Sei que tal não me dá legitimidade de lhe pedir nada, mas ainda assim, aqui vai.
Sei que o Presidente tem toda a legitimidade para tomar as decisões que achar serem as mais corretas. Mas presidente, por favor, por favor informe logo quem vai ser o treinador do FC Porto na próxima época. Acabe logo com esta dúvida. Assim acabava a história de atirar nomes ao ar a ver qual deles é o certo.
Eu confio nas suas decisões, porque o presidente percebe disto como ninguém. Mas por tudo o que é mais sagrado, por favor, Jorge Jesus não. Ia custar-me horrores ter aquele homem como treinador do meu clube. Deixar de ser portista jamais o faria, mas por certo defendê-lo como treinador do meu clube seria muito mais complicado.
Eu sei que o Presidente já tomou muitas decisões que se revelaram certas, quando muitos duvidaram das mesmas. Estou a lembrar-me, por exemplo, das contratações de Mourinho ou Vilas-Boas - refiro-me a estes dois, porque foram os dois treinadores que conduziram o meu clube a finais Europeias, as que me lembro de ver o meu FC Porto vencer. Da contratação de Mourinho não me lembro muito bem, tão pouco opinei sobre a mesma, pois na época não prestava muita atenção ao futebol. Mas quanto à contratação de Vilas-Boas, lembro-me de escrever neste mesmo espaço que esta contratação era um tiro no escuro. E realmente era, mas foi um tiro bem certeiro.
Por isso seria legítimo eu pensar que se a sua decisão for contratar Jorge Jesus para treinador do FC Porto poderia estar a fazer uma grande aposta. Acontece que JJ tem o perfil exatamente oposto ao FC Porto. E como eu não acredito que as pessoas podem mudar do dia para a noite, não acredito que este seja o treinador certo para o clube. Bem sei que o FC Porto é gerido de dentro para fora e não de fora para dentro, e por isso mesmo cabe ao Presidente decidir quem vai ser o homem do leme. Mas ainda assim digo-lhe o seguinte: a contratação de Jorge Jesus causaria um enorme rebuliço no universo portista. É que se Vítor Pereira não é um treinador consensual, JJ seria muito menos.

Sem comentários: