domingo, 28 de setembro de 2014

A Entrevista do Presidente; A Rotatividade; A Equipa Jovem; e Mais Umas Coisas



A Entrevista do Presidente
Não tive oportunidade de assistir à entrevista do presidente em direto, mas tendo em conta os excertos que já vi e li, bem como o que já li sobre a mesma, julgo que já dá para fazer uma análise. Ainda que possivelmente esta semana, conto ver a entrevista e possa alterar alguma coisa na minha opinião acerca da mesma
Da entrevista tenho a fazer as seguintes considerações:
- Criticou as arbitragens, dizendo que este ano começou uma jornada antes que no ano passado.
(parece-me que Pinto da Costa poderia ter sido mais duro nas críticas)
- Pinto da Costa exclareceu as razões que o levaram a escolha de Lopetegui.
(parece-me que o presidente foi esclarecedor)
- Confirmou que não há caso Quaresma.
(Mas ainda assim cheira-me que o filme vai ter próximos capítulos, ou não)
- bem como esclareceu que Óliver veio para o FC Porto por empréstimo de 1 ano e que Tello veio, também, por empréstimo, mas este por 2 anos e o FC Porto ficou com opção de compra.
- Abordou a questão dos fundos. E se por um lado revelou que o FC Porto já foi abordado por um Russo com pasta, por outro lado, deixou claro que o FC Porto é dos sócios e que vai tomar medidas para salvaguardar essa situação.
(O que por mim, deixa-me tranquila. É que gosto de saber que sendo sócia do clube, o clube também é um bocadinho meu).
- O presidente do FC Porto referiu que quer solução para a liga, mas que todos os clubes façam parte dela. Criticou a atitude do presidente da Liga, bem como o facto de nem a FPF, nem o governo, fazerem nada.
(Pois, também não percebo, principalmente depois daquele filme das eleições).
- o presidente elogiou a escolha de Fernando Santos para selecionador.
(Também me parece uma boa escolha. E gostei sobretudo de saber que hoje Fernando Santos esteve hoje nas bancadas dos Barreiros a ver o jogo entre o Marítimo e o Vitória de Guimarães. O que mostra, pelo menos, uma atitude diferente do seu anti sucessor).
- de resto falou do BES e da forma como se sente "vigarizado" por Passos Coelho e Cavaco.


A Rotatividade

Desde o início da época, Lopetegui tem optado por não repetir o onze em cada um dos jogos. Se há quem discorde desta política de gestão do grupo, eu concordo com ela. Se não vejamos. O FC Porto tem um plantel recheado de jogadores com valor, pelo menos dois para cada lugar – algo que qualquer treinador gostaria de contar, seguramente. E todos nós portistas esperamos que cada um deles estejam aptos para jogar assim que Lopetegui os chamar. Ora bem, como é que um jogador pode estar motivado e em forma, estando no banco à espera da sua vez enquanto o treinador repete um onze? É ou não é melhor alterar as escolhas, promovendo rotatividade, fazendo com que todos trabalhem bem durante a semana, porque nunca sabem que escolhas vai fazer o treinador. Desta forma Lopetegui consegue manter os jogadores motivados e prontos para entrar em campo. Pois eu concordo com este método de rotatividade do treinador portista.
Bem sei que podem dizer-me: pois, mas há jogadores que ainda não foram opção, ou que foram menos vezes opção. Pois, pois há, mas ainda a época está a começar, ainda há tempo para esses mostrarem mais nos treinos e entrarem na equipa.


A Equipa Jovem

Adorei quando, durante o clássico com o Sporting, um dos jornalistas atirou com algo do género: o sporting está a fazer um bom jogo, o que é de louvar para uma equipa jovem.
Ah, pois, porque a equipa do FC Porto é composta por jogadores veteranos, todos eles a caminhar para o final da carreira… que raio, já a uma quantidade de anos que ouço a história da equipa do Sporting jovem… talvez o disco riscou…


Outras coisas…

Lamentável, profundamente lamentável a forma como o Sporting, primeiro no seu canal televisivo utilizou as escutas do famigerado apito dourado, no dia em que o presidente Pinto da Costa foi ilibado, mais uma vez. Depois o Sporting, no seu facebook, questionou a data de fundação do FC Porto. Diria que são duas atitudes lamentáveis e ridículas.


Uma boa notícia é o regresso de Helton ao relvado, que assim avança para a fase final da recuperação da grave lesão que sofreu na época passada em Alvalade.


Sem comentários: