terça-feira, 30 de setembro de 2014

Crónica e Análise: SHAKHTAR DONETSK 2 – FC Porto 2



1 – Crónica

Chegaram os Golos Portistas Ao Cair do Pano

No início de noite desta Terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do SHAKHTAR DONETSK em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 2.
Para este encontro Lopetegui promoveu algumas alterações no onze inicial. Assim sendo, o onze foi composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Marcano, Herrera e Óliver; Brahimi, Aboubakar e Tello.
O FC Porto entrou a procurar criar perigo junto da área adversária, contudo, na resposta os ucranianos estiveram perto de marcar, valeu Fabiano. Danilo também esteve perto do golo. Entretanto ambas as equipas procuraram jogar mais a meio campo. Houve uma grande penalidade por assinalar a favor do FC Porto, ainda antes do minuto 20. Entretanto Brahimi foi tocado nas costas, no interior da área adversária, grande penalidade assinalada. O próprio Brahimi se encarregou de a converter, no entanto o guarda-redes adversário defendeu o remate do argelino. Há ainda a registar o remate de Tello. Uma vez que nenhuma das equipas chegaram ao golo, o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No segundo tempo o FC Porto entrou pressionante, no entanto foi o Shakhtar a marcar. Óliver perdeu a bola e os ucranianos aproveitaram da melhor forma. Em desvantagem no marcador, Lopetegui fez entrar Jackson e Quintero. O FC Porto continuou a pressionar, faltando aparecer o tão esperado e desejado golo. O golo não chegou para o FC Porto, chegou para o Shakthar. Balde de água fria. Mas a esperança é a última a morrer. Ao minuto 89 o árbitro assinalou grande penalidade a castigar mais uma mão no interior da área, Jackson não desperdiçou. Com a diferença mínima no marcador, a crença aumentou. E, ao minuto 93 Jackson fez o golo do empate.
Com este empate o FC Porto soma 4 pontos e permanece na liderança do grupo H.


2 – Análise

Não se esperavam facilidades, mas não se esperava que o FC Porto perdesse tantas oportunidades de marcar e, dessa forma, sofrer tanto para trazer um empate que parecia fácil de concretizar. Para este encontro Lopetegui promoveu algumas alterações no onze inicial, diria que algumas surpreendentes, a entrada de Marcano para a posição 6 e de Aboubakar para o lugar de Jackson. O FC Porto desperdiçou a oportunidade de se adiantar no marcador, ainda no primeiro tempo. E assim, concretizou-se aquele velho ditado que diz: quem não marca, arrisca-se a sofrer. Pois bem, o FC Porto viu-se em desvantagem no segundo tempo e, para piorar já quase no final do encontro a vantagem dos ucranianos ampliou-se. Parecia que o FC Porto estava tão perto do golo e ao mesmo tempo tão longe. E, quando já estava em desespero a questionar «porque raio falharam tanto« eis que surgiu a grande penalidade que Jackson converteu. Aí voltou a crença que seria possível e foi. Jackson voltou a marcar e, assim, o FC Porto voltou para casa com 1 ponto na bagagem.
O FC Porto merecia a vitória? Sim, merecia, mas precisa de ser mais eficaz. Julgo que este jogo e este resultado deveriam servir para fazer a equipa refletir, é que tanta posse de bola e tanto remate dar em empate sofrido é pouco. Vamos FC Porto!



Sem comentários: