quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 6 - BATE Borisov 0



1 – Crónica

Brahimi Liderou Brigada que Bateu no Borisov

No início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o BATE Borisov em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 6-0.
Para este encontro Lopetegui promoveu algumas alterações no onze inicial, comparativamente com o onze do último jogo frente ao Guimarães. Desta feita entraram de início: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Brahimi; Quaresma, Jackson e Adrián López. Com estas alterações, também se alterou a forma do FC Porto jogar.
Pouco tempo depois do início da partida, Jackson deu o primeiro aviso de que o fc Porto queria chegar cedo ao golo. E tal aconteceu ao minuto 5. Brahimi aproveitou da melhor forma uma oferta do guarda-redes adversário para colocar o FC Porto em vantagem. Os bielorrussos ainda esboçaram uma reação ao golo, mas Fabiano negou o empate. Costuma-se dizer que quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi exatamente isso que aconteceu ao BATE Borisov. Ao minuto 32, Brahimi correu 40 metros e só parou quando a bola entrou na baliza, aumentando assim a vantagem portista e somando, simultaneamente, o segundo da sua conta pessoal. Cinco minutos depois, minuto 37, Jackson fez o terceiro da noite. E com o FC Porto a vencer por 3, chegou o intervalo.
No segundo tempo pouco parecia ter mudado. E eis que ao minuto 57, Brahimi, desta vez de livre, fez o quarto golo do jogo, o seu terceiro da noite. Mas os golos não ficariam por aqui. Ao minuto 61, Adrián López também quis escrever o seu nome na lista dos marcadores, fazendo, assim, o seu primeiro golo com a camisola portista. Para terminar a conta, mais uma estreia, ao minuto 76, Aboubakar estabeleceu o resultado final nos 6-0. Maicon ainda podia ter feito o sétimo da noite, mas tal não aconteceu. Nunca o FC Porto, na fase de grupos da Liga dos Campeões, tinha marcado tantos golos num só jogo.
Com esta vitória o FC Porto soma 3 pontos e lidera o grupo H. Este resultado volumoso é positivo não só para motivar jogadores, mas também poderá ser importante em caso de ser necessário recorrer ao número de golos marcados no caso de igualdade pontual no final da fase de grupos.


2 – Análise

Esperava-se que este BATE Borisov viesse para o Dragão jogar à defesa, causando assim dificuldades ao FC Porto. Talvez fosse essa a ideia, mas na verdade não foi isso que se passou. Brahimi liderou uma espécie de brigada que de repente tinha como missão bater no Borisov, literalmente! Foram 6 golos, mas ainda podiam ter sido mais. Voltando a Brahimi, o argelino estava endiabrado, brilhou ao marcar 3 golos. Mereceu, sem dúvida, a ovação dos adeptos aquando da sua substituição. Foi por isso, para mim, o homem do jogo. Ó Brahimi, por nós portistas, que tenhas mais jogos assim! De resto, gostei desta forma de jogar da equipa, julgo que será muito útil em jogos em que as equipas colocam à frente da baliza adversária o autocarro e o atrelado.
Ouvi comentadores na rádio, ou melhor, em mais do que uma estação de rádio, dizer que este BATE Borisov é uma equipa fraquinha, do mais fraquinho que está na Liga dos Campeões. Pois, pois é, mas será que esta equipa ainda se mostrou mais fraca, porque o FC Porto foi mais forte?
Em suma, o FC Porto entrou na fase de grupos a vencer, e com uma vitória que não deixou qualquer margem para dúvidas.


Sem comentários: