sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Crónica e Análise: Sporting 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

Terceiro empate consecutivo

No início de noite desta Sexta o FC Porto deslocou-se a Alvalade em jogo a contar para a sexta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Lopetegui voltou a fazer alterações no onze inicial, uma devido ao castigo de Maicon. Assim sendo, o onze escolhido pelo treinador portista foi composto por: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Ruben Neves e Herrera; Quaresma, Jackson e Brahimi.
O Sporting entrou com o “gaz” todo, e, antes do segundo minuto de jogo já estava em vantagem. O FC Porto, demorou algum tempo a recuperar do “balde de água fria” que provocou a desvantagem. E, entretanto, o Sporting ia aproveitando para procurar criar mais problemas à defesa portista, beneficiando de dois lances perigosos. Ainda que com algumas dificuldades, o FC Porto foi começando a reagir e procurou aproximar-se mais da área sportinguista, sem contudo, chegar ao golo. Assim, o intervalo chegou com os dragões em desvantagem no marcador.
No segundo tempo os dragões voltaram com vontade de alterar o rumo dos acontecimentos, para tal muito contribuíram as alterações promovidas por Lopetegui, que retirou de jogo Quaresma e Ruben Neves e lançou Óliver e Tello,. O FC Porto começou a pressionar mais e Jackson ficou bem perto do golo, contudo, atirou contra Rui Patrício. E o golo acabou mesmo por chegar, ao minuto 56, sendo da autoria de um defesa sportinguista. Após o empate os Dragões procuraram atacar mais, aproveitando uma quebra no Sporting. Provavelmente Lopetegui estava a guardar a terceira alteração para refrescar o ataque, contudo, pouco tempo depois do empate, Casemiro lesionou-se, obrigando o treinador a mexer de outra forma.  Já a caminhar para o final do encontro, o Sporting dispôs de uma oportunidade de golo que terminou com uma bola na trave. Mas do outro lado o FC Porto, por intermédio de Herrera, Jackson e Tello poderia ter chegado ao golo da vitória aos portistas,
Com este resultado o FC Porto passou a somar 12 pontos, ficando à espera dos restantes resultados da jornada para saber que posição ocupará na tabela no final da jornada 6.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, até porque clássico que é clássico não tem facilidades. Mas esperava-se que o FC Porto, porque tem melhores jogadores, sejamos realistas, desse a volta às dificuldades. Lopetegui apostou nos jogadores que acreditou serem as melhores escolhas para este encontro, mas, sofrer um golo antes do segundo minuto de jogo deita por terra qualquer estratégia. Demorou o FC Porto a reagir e a criar dificuldades ao Sporting. Com as alterações feitas, e na minha opinião bem feitas, Lopetegui conseguiu fazer com que o FC Porto se aproximasse mais da área do Sporting, mais e com mais perigo. O golo foi marcado por um defesa contrário, mas que importa isso, foi um golo… e poderia o FC Porto ter marcado o golo da vitória. Outra coisa que foi prejudicial à estratégia de Lopetegui foi a lesão de Casemiro. Possivelmente o treinador portista estaria a guardar a substituição para mexer no ataque e teve de substituir um jogador de meio campo.
Não digo que o jogo foi mau, não, não é isso que penso, mas custa-me que o FC Porto não tenha conseguido ganhar em Alvalade e, dessa forma, calar aquela malta que nos últimos dias andou a provocar de forma baixa.
Eu sei que empatar é melhor que perder, mas uma coisa é certa, estes três empates consecutivos estão a custar a engolir.
Acorda Porto! Está na hora de voltar às vitórias!
Siga para a Liga dos Campeões…

PS. Este Sábado o Presidente Pinto da Costa vai ao Porto Canal. A entrevista tem início previsto para as 20h15, terá a duração de 45 minutos e estarão diversos assuntos sobre a mesa.


Sem comentários: