domingo, 24 de maio de 2015

I Reflexão



Agora que a época 2014-2015 chegou realmente ao fim, é hora de começar a refletir. E vou começar este conjunto de reflexões por fazer um apanhado geral da época, sendo que seguir-se-ão reflexões aprofundadas sobre alguns temas.
Esta foi uma época onde houve um misto de sentimentos. Depois do que aconteceu na época anterior, nós adeptos só queríamos voltar a ser felizes. E voltar a ser felizes significa, pois claro, ser campeões. Chegamos a sonhar e, num ápice tudo se esfumou.
Ser campeão nacional tem sempre de ser o principal objetivo do FC Porto, independentemente da importância financeira que é realizar uma boa Liga dos Campeões. A Taça de Portugal tem de entrar também nos principais objetivos, sendo, claramente, o terceiro deles. E dou de barato a Taça da Liga.
O FC Porto realizou uma boa Liga dos Campeões, fruto da qual arrecadou muitos milhões de euros. E não podemos negar que esse encaixe financeiro pode ser importante no orçamento da próxima época. Contudo, a boa prestação europeia não pode, de forma alguma, servir de consolo. É verdade que ajuda a tornar as coisas menos negativas, mas não pode servir para abafar tudo o resto.
Isto porque o principal objetivo desta época não foi alcançado, o título de campeão Nacional. É do conhecimento de todos nós os fatores que empurraram o Benfica para o título, mas também todos nós temos consciência que a equipa portista falhou em alguns jogos que não poderia ter falhado.
Quanto à Taça de Portugal, o FC Porto nem chegou a ter tempo de aquecer os motores, já que foi logo eliminado pelo Sporting. Num jogo em que, no meu entender, o objetivo da Liga dos Campeões se sobrepôs à Taça de Portugal.
E, por fim, no que se refere à Taça da Liga, diria que o FC Porto tinha tudo para chegar à final, mas acabou por deixar escapar essa possibilidade por pura infantilidade.
Foi mais uma época sem títulos, algo que nós portistas não estamos habituados. O FC Porto ensinou-nos a gostar de vencer e nós aprendemos bem. Agora não sabemos viver sem vitórias. Por isso queremos que o plantel e equipa técnica percebam o que não correu bem esta época, para que seja corrigido na próxima; ao mesmo tempo que queremos que o que de bom foi feito se repita. Isto porque queremos voltar a festejar algo em breve.



Sem comentários: