sábado, 2 de maio de 2015

Lopetegui em Antevisão da 31ª Jornada da Liga e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Lopetegui do jogo da 31ª jornada da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

“LOPETEGUI: “CONTINUAREMOS A COMPETIR ATÉ AO FINAL”

Treinador abordou jogo de domingo em Setúbal e voltou a falar do clássico do passado fim-de-semana

Julen Lopetegui garantiu esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o FC Porto vai continuar em busca do título nacional nos quatro encontros que restam até ao final da Liga NOS. Sem pensar onde o Benfica (primeiro classificado, com mais três pontos do que os Dragões) pode escorregar, o técnico concentra-se em vencer no terreno do Vitória de Setúbal (domingo, 19h15), “uma equipa que melhorou muito na segunda volta” e que luta pela permanência. “Não há outras contas” a fazer para além de triunfar nas restantes jornadas.

“Estamos preparados para abordar cada jogo que resta com a máxima energia e tentando conseguir os 12 pontos, a começar já no jogo de domingo frente ao
Vitória, que tem as suas dificuldades, que temos de conseguir ultrapassar. Continuaremos a competir até ao final, dando resposta a cada partida, e as contas do que se pode passar noutros campos não sou capaz de fazer”, afirmou o técnico. O facto de o FC Porto não ter vencido no Sul do país nos últimos dez encontros foi uma estatística desvalorizada: “Preocupa-me sim a equipa que vamos encontrar, a nossa resposta e o que vamos fazer futebolisticamente, num jogo que vai apresentar dificuldades”.

O Benfica-FC Porto do último domingo foi, naturalmente, tema da conferência de imprensa. Confrontado com diversas análises, Lopetegui preferiu destacar “o carácter” que os portistas mostraram “num campo muito difícil”: “Fomos com a intenção de conseguir os três pontos e tivemos oportunidades reais de passar para a frente e o jogo teria sido diferente. Minimizámos a equipa que tinha preparado uma grande festa e que praticamente não entrou na nossa área. As interpretações de fora interessam-me pouco e o primeiro crítico da nossa situação sou eu. A equipa fez o que tinha a fazer, mas não conseguimos o golo que poderia ter dado a oportunidade de
chegar a outro resultado”.

A troca de palavras com Jorge Jesus no final do encontro também mereceu um comentário. O treinador do Benfica regressou ao tema na quinta-feira, em declarações a um jornal, o que Lopetegui interpretou como uma cortina de fumo sobre a nomeação de João Capela para o Benfica-Gil Vicente deste sábado. “Talvez o que pretende é que não se fale de quem nomeou o árbitro que vão ter. Talvez seja essa a estratégia, ele tem experiência. Quem nomeou e expôs Capela não se engana”, afirmou.

Já no final da conferência de imprensa, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, houve palavras elogiosas para Helton – “estamos muito contentes com o que traz à equipa, o trabalho e experiência” – e todo o grupo de trabalho: “A mística passa por profissionalismo, orgulho, responsabilidade e a equipa mostrou isso muito esta época, ainda para mais com 16 novos jogadores. Outra coisa é reconhecer isso”.”

Em


2 – Aqui está a lista de convocados do treinador Portista

Helton, Andrés Fernández, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.

3 – O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Ricardo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Hernâni, Jackson e Brahimi.


4 – Sobre o jogo
Não vai ser um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Lopetegui deem a volta às dificuldades, transformando-as em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto unido; solidário; competente; concentrado; ambicioso; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!

PS. Se desde que Helton voltou à competição, e mais concretamente depois daquele jogo para a Taça da Liga em Braga, defendi algumas vezes que preferiria que o número 1 defendesse as redes portistas – basta verem alguns dos meus palpites para as equipas titulares; se na jornada passada percebi que Fabiano ficar no banco talvez fosse melhor para ele; hoje não percebi porque é que o brasileiro ficou fora dos convocados. No entanto, julgo que por de trás de uma decisão destas está sempre uma razão. Como tal, não vou criticar sem antes tentar perceber. É que já vi por aí críticas de bradar aos céus…


Sem comentários: