segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lopetegui É Treinador do FC Porto, Dá para o apoiar?



Confesso que não percebo  alguns adeptos portistas que mudariam de treinador todos os anos. Pensando melhor, todos os meses. Por amor de Deus e dos anjinhos acham mesmo que isso ia funcionar? Ainda bem que quem dirige o clube não tem a mesma opinião – é verdade que constata-se, cada vez mais, que há coisas por mudar, ou para voltar a ser o que eram, no clube, mas espero que a cultura de mudar de treinador por dá cá aquela palha não entre.
Voltando às críticas dos adeptos portistas ao treinador. É, parece que se faz sol, a culpa é de Lopetegui; se não faz sol, a culpa é do treinador portista; se chove, claro que a culpa é do treinador basco. E tudo isto poderia ser alterado se Lopetegui tivesse feito A ou B.
Agora mais a sério – quer dizer, não exagerei, porque pelo que tenho visto é mais ou menos essa a ideia. Após o jogo na Luz Lopetegui foi o saco de box favorito para muitos portistas difíceis de agradar. Vi por aí comentários inacreditáveis de gente a pedir que ele fosse embora, e a fazerem análises estranhas – alguns não sei que jogos andam a ver, mas não deve ser do FC Porto, com certeza.
Por amor de Deus, o homem chegou depois de uma época que não correu bem, os jogadores passaram grande parte do tempo ou a jogar fora das suas posições, ou, pior ainda, desmotivados. Lopetegui pegou nesta equipa, juntou-lhe jogadores novos; colou todos os pedaços que se tinham quebrado; e conseguiu formar uma equipa capaz de muita coisa boa. Ganhamos alguma coisa? Títulos infelizmente vamos ficar a zeros. Mas esta equipa conseguiu fazer uma boa prova na Liga dos Campeões – contra as espectativas de muita gente – somando dinheiro que pode ser fundamental no futuro mais próximo. E acham mesmo boa ideia que se mande o homem embora agora, quando tem um contrato de 3 anos e um projeto a crescer?
Que os outros critiquem, insultem e até gozem com o nome do treinador do FC Porto é uma coisa - não concordo, mas tenho a noção que o fariam fosse quem fosse - agora, portistas, insultarem o treinador por qualquer uma decisão que este tome, sem perceberem que por de trás  de uma decisão está sempre uma razão, é que me deixa mais revoltada. Bastou-me ir ao facebook oficial do clube, para ver comentários inacreditáveis de portistas, será que todos eram mesmo portistas? Sim, eu sei que vivemos num país livre, que toda a gente tem o direito a ter a sua opinião, mas caramba, insultar e mandar o treinador embora só porque não concordam com algo é exagero.  Não tenho dúvidas que muitos destes portistas são os mesmos que no passado criticavam Vítor Pereira e que agora dizem que ele faria melhor. Enfim… realmente há gente que não sabe o que quer, há gente que só sabe criticar, mas nas vitórias gostam de festejar. Haja paciência.
Como é que se pode pedir mística aos jogadores se os adeptos parecem ter esquecido a cultura do clube? Apoiem o FC Porto e o seu treinador e deixem de alinhar pelas críticas dos adversários que querem que Lopetegui vá embora, porque no fundo sabem que este projeto vai dar frutos.



Sem comentários: