quinta-feira, 28 de maio de 2015

III Reflexão: O Campeonato



E de volta às reflexões, chegamos ao campeonato.
Sim, é verdade que este foi o grande objetivo falhado da época. Sim, todos nós sabemos que houve fatores que influenciaram – e de que maneira! – o desfecho da prova. Mas também é verdade que o FC Porto cometeu erros em jogos que não podia ter cometido. Vou dar alguns exemplos, aqueles que para mim foram mais relevantes.
Jogo com o Benfica no Dragão
O jogo com o Benfica no Dragão é daqueles jogos em que o vencedor beneficia de dois grandes golpes de sorte, de muita sorte. O FC Porto não jogou mal, somou oportunidades de golo suficientes para vencer o jogo por uma boa margem. Mas esse foi um jogo de sorte e azar, e a sorte não quis nada com o FC Porto. O Benfica em dois golpes de sorte fez dois golos e venceu o jogo.
Jogo com o marítimo na Madeira
Este jogo é daqueles que se desse para repetir no dia seguinte seria fantástico, mas, pois claro, com a condição de não se repetirem os mesmos erros! Foi daqueles jogos em que tudo correu mal ao FC Porto. E pior ainda, faltou atitude, querer e espírito de luta. E, a sorte, foi o facto do Benfica ter perdido no dia seguinte o seu jogo, caso contrário, as contas podiam ter ficado complicadas, muito complicadas.
Jogo com o Nacional na Madeira
O FC Porto entrou em campo sabendo que o Benfica tinha perdido o jogo, logo, uma vitória aproximava – e de que maneira – os dragões da liderança e colocava preção no líder. O FC Porto até foi para o intervalo a vencer, mas o Nacional acabou por empatar a partida. E os dragões não conseguiram somar os três pontos. Nesse jogo faltou garra e determinação. Caso a vitória tivesse sorrido ao FC Porto a liderança ficava a apenas e só 1 ponto.
Jogo frente ao Benfica na luz
Este jogo devia ter acontecido uma semana depois do que aconteceu. Isto porque surgiu após uma eliminatória da Liga dos Campeões em que o FC Porto passou do sonho ao pesadelo numa semana. Não deve ter sido nada fácil motivar as tropas, mas devia ter sido, porque nesse jogo jogava-se tão somente a possibilidade de ficar com os mesmos pontos e quiçá a história hoje seria outra. Os dragões não conseguiram mais do que um empate e deixaram de depender de si próprios na luta pelo título.
Jogo com o Belenenses no restelo
E, por fim, chegamos aquele jogo que podia e devia ter sido diferente. É verdade que motivar uma equipa para vencer um jogo que nada altera o rumo das coisas não é tarefa fácil. Mas cabia aos jogadores lutarem com todas as forças até ao fim, cabia aos jogadores manterem a chama da esperança acesa, por muito que apenas conseguissem retardar a festa. E o FC Porto esteve a vencer até quase ao final, mas não conseguiu segurar a vitória, porque faltou arte, faltou engenho, faltou querer, faltou garra de Dragão. Sobrou um empate que permitiu ao Benfica fazer a festa.
No final as contas que se fazem são negativas pelo facto do objetivo não ter sido conquistado, mas a verdade é que houve pontos positivos a reter. O FC Porto fez bons jogos, como, por exemplo, o jogo entre o FC Porto e o Sporting no Dragão, que os azuis e brancos venceram por 3-0. E outro bom exemplo é o número de pontos alcançado, bem como o facto de ter a defesa menos batida e de no ataque estar o melhor marcador da prova.
Que os erros que deram origem aos pontos perdidos sejam bem analisados e que não se repitam na próxima época é o que se deseja.


Sem comentários: