terça-feira, 24 de novembro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Dínamo de Kiev 2



1 – Crónica

As Contas Complicaram-se

O FC Porto recebeu, ao início da noite, o Dínamo de Kiev, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 0-2.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Ruben Neves e Imbula; Tello, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, pertencendo a Danilo as duas primeiras tentativas de remate à baliza do Dínamo. No entanto, com o passar do tempo e porque, na verdade, os Dragões nunca criaram real perigo para a baliza adversária, os Ucranianos começaram a aproximar-se da baliza de Casillas. Ao minuto 35, o Dínamo de Kiev chegou à vantagem através de uma grande penalidade. E foi com este resultado que chegou o intervalo.
Ao intervalo Lopetegui fez entrar André André para o lugar de Maxi. O FC Porto entrou com vontade de procurar o golo do empate. O golo apareceu, mas foi na baliza contrária, lance com culpas para Casillas. A perder por dois golos, o FC Porto, ficou perto de reduzir a desvantagem, quando um jogador do Dínamo, ao cortar um cruzamento de André André, atirou a bola ao poste. Mais tarde, já no tempo de compensação, André André ficou perto do golo, ao rematar à barra, ainda que a bola tenha sido desviada por um defesa contrário.
Com este resultado, os Dragões permanecem no primeiro lugar do grupo G, com 10 pontos, os mesmos que o Chelsea, o Dínamo de Kiev segue em terceiro lugar com 8 pontos. Significa isto que o FC Porto tem de vencer na última jornada para garantir a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões.


2 – Análise

Nem sei o que dizer acerca deste jogo, desde logo, a primeira questão que me surge - suponho que é a mesma que tantos portistas fazem neste momento - como é que é possível entrar em campo com a qualificação para os oitavos de final da Liga dos campeões à distância de um ponto e sair com a necessidade de vencer na última jornada em Londres?
Na antevisão deste jogo dizia que apesar de faltar apenas um ponto para garantir a presença nos oitavos de final, não era esperado que os Dragões entrassem em campo a pensar no empate, porque jogar para o empate nunca dá bom resultado e não acredito que tal coisa tenha passado pela cabeça do treinador ou dos jogadores. Também era mais ou menos óbvio que não ia ser um jogo fácil, até porque a equipa ucraniana não tinha nada a perder. Cabia, então, ao FC Porto dar a volta às dificuldades, fazendo tudo para somar os três pontos. O problema é que o FC Porto fez um mau jogo, não houve intensidade, faltou concentração, espírito de luta, discernimento. Em suma, foi um jogo em que tudo correu mal – alguém me explica onde estão os jogadores portistas que foram para as seleções, é que parece que não voltaram… - só que hoje não podia ter corrido mal.
Em suma, este resultado complicou, e de que maneira, as contas para a passagem à próxima fase da prova, fazendo com que vencer seja o único resultado possível. Sim, é verdade que o FC Porto depende de si próprio, mas também não deixa de ser verdade que os jogos na Inglaterra não são, propriamente, sinónimo de vitória. Está, por isso, na altura de mudar a história. Sim, porque essa é a única forma de reverter o péssimo resultado de hoje.



1 comentário:

L disse...

O jogo foi pura e simplesmente mau da nossa parte. Temos de admitir que perdemos por 2 golos e perdemos bem porque mesmo se retirarmos erros de arbitragem e fatalidades do jogo (como o 2º golo do Kiev), não fica nada que se aproveite. O nosso clube não teve praticamente nenhum lance de perigo, nenhuma verdadeira oportunidade de mudar o que se ia adivinhando como sendo o final deste jogo. Houve muita apatia, muita indecisão, muito tudo menos qualidade de jogo.

E a verdade é que para mim a sensação que fica no geral do que tem sido toda a época até agora do nosso clube, é que apesar desta ter sido a primeira derrota, nós não temos sido brilhantes, nem temos sido uma equipa coesa. Como adepta sinto mais vezes medo e receio antes dos jogos, do que confiança! E são exibições como a de ontem que afastam cada vez mais essa sensação de confiança na equipa. Perder a jogar bem ou a jogar mal, em termos de pontos é igual, mas para mim é diferente. Há um ainda maior sabor amargo ao constatar que perdemos sem fazer nada para ganharmos (ou sequer chegar ao empate).

Mantenho o meu apoio a 100% ao meu clube, e acredito sempre na vitória e que os nosso jogadores saberão dar a volta a estes resultados mas a confiança já não é o que era e infelizmente, não querendo ceder muito ao pessimismo, penso que a continuar assim vamos ter um época muito longa.