terça-feira, 3 de novembro de 2015

Lopetegui e Maxi em Antevisão da 4ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Lopetegui e de Maxi do jogo da quarta jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões, frente ao Maccabi Telavive

“LOPETEGUI: “É MUITO FÁCIL FAZER MATEMÁTICA”
O treinador não faz contas ao apuramento para os “oitavos” da Champions e destacou a “energia” caseira do Maccabi
O “respeito” pelo Maccabi Telavive foi um ponto transversal na conferência de imprensa que Julen Lopetegui deu esta terça-feira, no Estádio Sammy Ofer, em Haifa, na antevisão do encontro com a formação israelita (quarta jornada da Liga dos Campeões, 19h45 de Portugal Continental). Quando os jornalistas lhe falaram em “obrigatoriedade” de vencer e em ambições na fase a eliminar da prova, o treinador fez questão de colocar água na fervura. O Maccabi tem qualidade individual e colectiva e os Dragões pensam jogo a jogo.
“É muito fácil fazer matemática, o difícil é ganhar cada jogo. Não pensamos em fazer contas, mas em dedicar 100 por cento da nossa energia em cada jogo, para poder conquistar os três pontos. Estamos concentrados na dificuldade de um encontro de Champions, que nos vai exigir muito”, afirmou. O treinador sublinhou que os israelitas têm qualidade como equipa e em termos individuais, sendo que as mesmas são exponenciadas em casa, onde se apresentam “com muita energia”. “O Maccabi joga sem nenhum pressão e muita motivação e tem bons jogadores, como demonstrou no Dragão. Temos grande respeito pelo Macabbi e estaremos preparados amanhã”, declarou.
À palavra futuro, o basco contra pôs sempre com o presente. Questionado sobre os lesionados (Brahimi, Maicon e Osvaldo), Lopetegui frisou que a sua atenção vai para “os jogadores que estão” em Israel, que terão “capacidade de esforço e dedicação” para “fazer um bom jogo”. Em relação ao orgulho que pode ter pela prestação europeia do clube sob o seu comando, respondeu com o “orgulho no trabalho, esperança e vontade” dos seus jogadores. “Só nos dedicamos ao dia-a-dia de cada jogo. Só isso nos pode ajudar nos objectivos finais”, declarou.
Houve ainda um momento de bom humor, quando o técnico se recusou a pôr-se no papel de quem coloca as perguntas. Usou a expressão “Deus me livre” e depois comentou ser “muito mau jornalista”. Mas também surgiu uma questão mais séria e que ultrapassa o desporto, relacionada com os atentados das últimas semanas, nomeadamente em Jerusalém. Nesse campo, a organização da UEFA e das autoridades locais garante tranquilidade: “Estamos a pensar no que está sob nosso controlo, que é o futebol. Confiamos em quem tem de ter controlo. Não sentimos essa sensação de insegurança. Chegámos ontem, estamos bem instalados e preparamo-nos para estar confortáveis aqui”.”

“MAXI: “VAMOS PASSO A PASSO E LOGO VEREMOS”
Lateral espera uma partida diferente da que se desenrolou no Estádio do Dragão, há duas semanas
Foi na sala de imprensa do Sammy Ofer, o anfiteatro do jogo desta quarta-feira (19h45 de Portugal Continental), que Maxi Pereira fez a antevisão da partida com o Maccabi Telavive, da quarta jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Defendendo que estará “preparado” caso seja opção para Julen Lopetegui, o lateral afirmou, na sua primeira conferência de imprensa como jogador do FC Porto, que a equipa se preparou para uma partida “diferente” da que se desenrolou no Estádio do Dragão e que os Dragões estão focados em chegar o mais longe possível.
“Estou de regresso às ordens do treinador após ter perdido um jogo por suspensão. Agora sou opção e vamos a ver se me calha jogar; caso assim suceda, estarei preparado”, referiu o uruguaio, que não enjeitou comentar as ambições do FC Porto na prova: “Para um jogador é sempre bonito ganhar uma taça europeia e esse é um objectivo para todos. É um sonho, uma perspectiva bonita, mas vamos passo a passo e logo veremos onde chegamos. Um jogador de equipa grande tem sempre a expectativa de ganhar a competição”.
Com capacidade para cerca de 30.000 pessoas e os bilhetes esgotados há mais de uma semana, o estádio em que o Maccabi Telavive vai receber os portistas será, segundo Maxi Pereira, palco de um jogo bem diferente  do que se viu no Estádio do Dragão (2-0 favorável aos Dragões): “Em casa vimos uma equipa muito complicada de furar, defensivamente muito concentrada e que contra-atacou bem. Jogando em casa, julgo que vão ter outra postura e arriscar um pouco mais. Teremos as precauções necessárias e o máximo respeito. Faremos o que temos trabalhado estes dias para tentar conquistar os três pontos”.
Insistindo que prefere “pensar no futuro e não no passado”, o lateral direito disse que quer construir a sua história no clube e “ajudar o FC Porto a chegar o mais longe possível nesta e em todas as outras competições”, deixando ainda uma palavra à aposta do treinador Julen Lopetegui em jovens como Rúben Neves: “No FC Porto há muitos jogadores jovens com qualidade, que até já a demonstraram. Alguns jogam, outros não. O momento chega para todos, há que esperar. O treinador já demonstrou não ter problemas em lançar alguns jovens. Eles vão ganhando o seu lugar, não há que ter pressa e entrar em ansiedade. O momento chega sempre”.”

Em


2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Casillas, João Costa, Maxi Pereira, Martins Indi, Marcano, Rúben Neves, Varela, Aboubakar, Tello, Sérgio Oliveira, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André Silva, André André, Miguel Layún, Danilo, Bueno e Imbula.


3 – O meu palpite para a equipa titular é:

Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Ruben Neves, Imbula e André André; Tello/Varela, Aboubakar e Corona/Bueno


4 – Sobre o Jogo
O jogo de amanhã pode revelar-se importante para garantir a passagem aos oitavos de final da prova rainha do futebol Europeu, já que uma vitória dos Dragões, ou mesmo um empate, deixa os azuis e brancos com um pé na fase seguinte. Para muitos o Maccabi Telavive é considerado o adversário mais fraco do grupo. No entanto, não nos eludamos, no futebol não há nem adversários fracos, nem jogos fáceis. E, por isso, amanhã não se esperam facilidades, bem como se espera um adversário a jogar de forma diferente do que se verificou no jogo da primeira volta. Mas espera-se que os comandados de Lopetegui Dem a volta às dificuldades, transformando-as em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto concentrado; competente; rigoroso; ambicioso; solidário; sólido; motivado; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: