domingo, 8 de novembro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Setúbal 0



1 – Crónica

Aboubakar e Layun Derrubaram a Resistência Sadina

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a décima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Ruben Neves e Evandro; Tello, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto desde cedo quis mostrar que estava à procura dos três pontos e, por essa razão, queria chegar o mais rápido possível ao golo. Contudo, os de Setúbal entraram a pressionar alto, o que dificultou a tarefa portista sobretudo durante o primeiro quarto de hora. Depois desse período os dragões começaram a conseguir circular a bola, controlar as operações e a chegar mais perto da área adversária. No entanto, apesar do notável maior caudal ofensivo portista que originou diversas oportunidades para ativar o marcador, o tão desejado momento não surgiu. Sobretudo Aboubakar, mas também Layun e Tello estiveram perto de festejar, no entanto viram a bola esbarrar na defesa, ou nos postes ou barra da baliza, ou o guarda-redes travar os remates. Assim o intervalo chegou com um nulo no marcador que, era claramente penalizador para o FC Porto.
Os Dragões regressaram para o segundo tempo com a mesma vontade de ativar o marcador com que tinham terminado o primeiro tempo, ou seja, entraram pressionantes, sendo a única diferença o facto de André André ter substituído o capitão Ruben Neves. Até que ao minuto 70, Aboubakar finalmente conseguiu acertar na baliza adversária, provocando um misto de explosão de alegria e de alívio nas bancadas. E, ao minuto 84, Layun fez o segundo golo, confirmando a vitória portista.
Com este resultado o FC Porto permanece no segundo lugar da Liga.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, como não o foi, sobretudo, porque, tal como também era esperado, o Vitória de Setúbal estacionou o autocarro em frente da sua baliza. O FC Porto teve de ser paciente e simultaneamente persistente para conseguir derrubar a muralha defensiva adversária. Tarefa que não foi fácil, não fosse a pontaria andar longe de estar afinada, sobretudo de Aboubakar. Mas o camaronês, setenta minutos depois, lá conseguiu acertar com a baliza e por finalmente o FC Porto na frente do marcador. Layun encarregou-se de confirmar a vitória.
Gostei do jogo, na minha opinião o FC Porto fez uma boa exibição, competente, concentrada, dominadora e persistente, pecando apenas na eficácia – depois de, e é importante não esquecer, uma viagem longa a Israel. Foi, para mim, sem sombra de dúvidas, uma vitória justa e incontestável.
Em suma, foi difícil ativar o marcador, mas o mais importante foi garantido, os três pontos. Segue-se uma paragem no campeonato, primeiro para jogos das seleções e depois para a Taça de Portugal.


PS. Hoje sim, fantástico apoio nas bancadas, a empurrar a equipa para a frente. É disso que precisa a equipa portista.



2 comentários:

dragaoatentoiii disse...

Olá!

Muito bem! Gostei da análise...! Concordo com o que está escrito.
Também a mim me pareceu que a equipa contra o Setúbal demorou mais tempo do que é normal em acertar, estou em crer que por cansaço, desgaste...
Mesmo que no capítulo da resistência não haja nada a dizer, parece-me no entanto que foi um pouco mais lenta do que o habitual... É natural que sejam os efeitos dos jogos a meio da semana para a Champions...
De qualquer modo ganhamos, conseguimos os três pontos e continuamos na luta...

Abraço,
Armando Monteiro
www.dragaoatentoiii.wordpress.com

Ana Andrade disse...

Boa noite.
Caro Armando Monteiro,
Antes de mais, obrigada pelo seu comentário. Concordo, os jogos a meio da semana para a Liga dos Campeões e as consequentes viagens acabam por deixar marca nos jogadores que são homens, não máquinas. E no jogo de ontem tal verificou-se de certa forma.
Mas sim, estamos na luta, sempre!

Cumprimentos

Ana Andrade