sábado, 28 de novembro de 2015

Crónica e Análise: Tondela 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

Vitória num Jogo Difícil

No início de noite deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Tondela em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Herrera e André André; Bueno Aboubakar e Brahimi.
Desde o primeiro minuto de jogo que os Dragões procuraram ter o controlo e o domínio da partida, no entanto, não pressionavam os da casa, de modo que estes nem tiveram muitas dificuldades para manter o nulo no marcador. Pelo menos até chegar o minuto 28. É que ao minuto 28, Brahimi tirou da cartola um lance que deu golo, um belo golo por sinal. Poucos minutos volvidos e eis que André André teve nos pés a oportunidade para fazer o segundo golo da noite - aquele que traria, por certo, mais tranquilidade à equipa - no entanto, o remate do internacional português foi travado por um jogador adversário. Aboubakar também teve nos pés a oportunidade de marcar, contudo a bola foi para fora. E foi com os Dragões a vencer pela margem mínima que chegou o intervalo.
No segundo tempo – já com Lopetegui na bancada, por ter sido expulso ainda durante a primeira parte – o FC Porto mantinha o controlo do encontro. Ao minuto 67, Tello, que substituiu Bueno, ficou perto do golo, mas o catalão viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. Do outro lado o Tondela procurava chegar perto da baliza de Casillas, mas na verdade a mais clara oportunidade de golo, e única, surgiu ao minuto 82, num lance de grande penalidade, a castigar uma falta cometida pelo regressado Maicon. Mas Casillas, entre os postes, segurou os três pontos.
Com esta vitória o FC Porto permanece no segundo lugar, para já, a dois pontos da liderança.

2 – Análise

Se é verdade que não se esperavam facilidades, também é verdade que esperava-se que os comandados de Lopetegui procurassem transformar as dificuldades em facilidades. Só que não foi isso que se passou e por isso foi uma vitória difícil, porque o FC Porto fez deste um jogo difícil. Sim, é verdade que o senhor árbitro também dificultou a vida aos Dragões, como é possível tanta incompetência? Mas só para um lado… enfim, roubalheira no seu melhor.
O FC Porto não fez, de todo, um bom jogo, foi uma equipa algo nervosa, apática, sem dinâmica e com demasiada gente desinspirada – mais uma vez pergunto, onde estão alguns dos jogadores do FC Porto que foram às seleções? – cujos dois pontos altos foram o grande golo de Brahimi e a defesa de Casillas no lance da grande penalidade, evitando o golo do empate a pouco tempo do final.
Em suma, foram três importantes pontos num jogo nada brilhante do FC Porto. Sem tempo a perder, é hora de preparar o jogo frente ao União já na próxima Quarta.



Sem comentários: