terça-feira, 17 de novembro de 2015

Um Olhar Sobre a Equipa B



Jogadas que estão quinze jornadas da segunda Liga, é chegada a hora de fazer um merecido destaque à equipa B portista.
O FC Porto B está a fazer um campeonato fantástico, basta olhar para a classificação para se perceber – os Dragões seguem em primeiro lugar, com cinco pontos de avanço para o segundo classificado, numa liga em que a competição é muito acentuada. É uma equipa muito jovem, em que muitos dos atletas cumprem a primeira época de futebol sénior, mas que tem revelado muita maturidade e qualidade.
Nunca é de mais recordar que os B’s iniciaram o campeonato com uma derrota – aliás, até este momento somam apenas duas derrotas – três empates e contam por vitórias os restantes dez jogos disputados. As exibições tem se pautado por, repito, maturidade e qualidade, aliada a muito rigor, competência, união, ambição e espírito de luta.
A ambição, união e espírito de luta ficou bem patente, por exemplo, no jogo frente à Oliveirense – empate a 2 - em que os Dragões confrontaram-se com algumas contrariedades, nomeadamente ficar reduzidos a dez ainda no primeiro tempo. Confesso que quando comecei a ver o jogo – já estava a meio da segunda parte – nem queria acreditar que a equipa B portista estava reduzida a dez, tal era a pressão na procura pelo golo da vitória.
Mesmo sabendo-se que a principal missão da equipa B é permitir que os jovens, ao terminarem o seu percurso na formação, possam continuar a evoluir e a ganhar experiência ao mais alto nível – neste caso na segunda liga, uma competição super competitiva em que as equipas procuram somar o maior número possível de pontos – e que, por isso, terminar em primeiro lugar não seja nem uma obsessão, nem um objetivo expressamente definido, é inegável que esta equipa tem muita qualidade, margem de progressão e muita ambição. Por isso, creio que nesta altura ninguém se espanta por estar a ocupar o primeiro lugar, com cinco pontos de vantagem para o segundo classificado, tal como não espanta que comecem a faltar os adjetivos para caraterizar as exibições e o desempenho dos B’s.
Seguramente que Luís Castro e a sua equipa estão a fazer um trabalho fantástico com estes jovens. Que muitos deles possam progredir para a equipa principal é o que se deseja. E que continue a faltar os adjetivos para caraterizar as exibições da equipa B portista.



Sem comentários: