sábado, 12 de maio de 2018

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 0 – FC Porto 1


1 – Crónica

Na tarde deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 34ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Vaná; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Óliver e Brahimi; Corona, Gonçalo Paciência e Marega.
Gonçalo Paciência protagonizou os primeiros remates. Mais tarde, ao minuto 24, Marcano esteve perto de marcar. Óliver, por duas vezes, também esteve perto do golo. Do outro lado do campo, o Vitória beneficiou de duas ocasiões de perigo: na primeira a bola foi ao lado; e na segunda Vaná defendeu.
No segundo tempo, minuto 52, Maxi deu um primeiro aviso, que o guarda-redes adversário negou os festejos. Pouco depois, minuto 54, foi Herrera a tentar, mas também não foi feliz. Até que Marcano, ao minuto 69, ativou o marcador.
Com esta vitória o FC Porto termina o campeonato com 88 pontos.

2 – Análise

A última jornada do campeonato surgiu após uma semana de festa e já não decidia nada, visto que o título já estava entregue. Mas havia a pretensão de fazer 88 pontos e bater um recorde. Facilidades não se esperavam, até porque, embora a época do Vitória tenha ficado aquém das expetativas, nunca é fácil jogar no Afonso Henriques. E, de facto, não foi fácil. O FC Porto fez um jogo interessante, que o FC Porto dominou e controlou, com algumas, não muitas, ocasiões claras de golo. Marcano conseguiu acertar na baliza e fixar o resultado final. Sérgio Conceição aproveitou este jogo para que Vaná e Fabiano também se sagrassem, oficialmente, campeões.
Em suma, o FC Porto Venceu e somou os 88 pontos que Sérgio Conceição definiu como objetivo. Agora é hora de seguir, atentamente, através da televisão, a festa dos campeões na Avenida dos Aleados! O Campeão voltou!

Sem comentários: