quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Crónica e Análise: Desportivo das Aves 0 – FC Porto 1


1 – Crónica

No início de noite desta quinta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Desportivo das Aves, em jogo a contar para a 15ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Felipe, Éder Melitão e Alex Telles; Danilo, Herrera, Corona e Brahimi; Marega e Soares
O FC Porto entrou bem em jogo, pressionante e a procurar dar trabalho à defesa contrária, de modo a procurar chegar o mais rápido possível à vantagem. Por duas vezes Soares ficou perto dos festejos, no entanto o guarda-redes contrário impediu-os. Marega também tentou, mas o poste não o permitiu. Até que ao minuto 25, Éder Melitão colocou os Dragões na frente do marcador.
No segundo tempo o Aves tentou reagir, deu trabalho à defesa portista, ainda que sem criar real perigo para a baliza portista. O lance mais perigoso dos Avenses surgiu na última jogada do jogo, em que a bola foi à barra.
Com esta vitória o FC Porto soma 39 pontos e no final desta jornada tem o segundo classificado, o Sporting à distância de 5 pontos; o Sporting de Braga a 6 pontos; e o Benfica a 7 pontos.

2 – Análise

É fácil analisar o jogo desta noite. É ponto assente que não se esperavam facilidades e, de facto, não as houve. O Aves procurou utilizar as armas que tinha para fazer frente ao campeão nacional e tentar arrancar pontos. O FC Porto esteve bem na primeira parte, pressionou, marcou um golo e podia ter marcado mais, pelo menos, um golo. Mas a segunda parte não correu tão bem aos Dragões, que perderam o controlo a meio campo e deixaram os da casa dar trabalho à defesa portista, ainda que sem criarem real perigo para a baliza de Casillas, com a exceção do último lance do jogo, em que a bola foi à barra da baliza portista. Na segunda parte faltou aos Dragões capacidade de pressão, controlo e, consequentemente, de criar perigo para, dessa forma, procurar aumentar a vantagem e agarrar o domínio. Destaco Éder Melitão, pelo golo que marcou.
Em suma, a 17ª vitória consecutiva dos azuis e brancos foi difícil, mas justa. Vamos Porto!


Sem comentários: