segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Nacional 1


1 – Crónica

Na noite desta segunda o FC Porto recebeu o Nacional, em jogo a contar para a 16ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Mbemba, Éder Melitão e Alex Telles; Danilo, Herrera, Corona e Brahimi; Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, com Marega, ao minuto 7, a ver o guarda-redes nacionalista a negar-lhe os festejos e na sequência desse lance, Soares não conseguiu direcionar a bola para o sítio desejado. Depois foi Danilo a tentar, mas também não conseguiu encaminhar a bola para o golo. Seguiu-se a resposta dos Madeirenses, que obrigaram Casillas a travar um remate ao minuto 21. Na resposta os Dragões ficaram perto do golo, mas Marega viu um jogador contrário evitar-lhe os festejos. Eis que ao minuto 32, Brahimi ativou o marcador. 6 minutos depois, minuto 38, foi Soares quem aumentou a vantagem portista no marcador. Contudo o Nacional foi rápido a reagir e ao minuto 40, reduziu a desvantagem.
Pouco depois do início do segundo tempo, depois de um momento complicado que obrigou um jogador do Nacional a sair de Ambulância e Costinha a fazer a segunda substituição por lesão, os portistas aumentaram a vantagem no marcador. Ao minuto 57, Brahimi voltou a marcar e colocou os Dragões com dois golos de vantagem. Até ao final os azuis e brancos geriram da melhor forma a vantagem, sem deixar de tentar o golo - Marega ficou perto de o conseguir - e sem permitir que o Nacional conseguisse concretizar os poucos lances de relativo perigo que criou.
Com esta vitória o FC Porto soma 42 pontos, vê o Sporting de Braga, segundo classificado à distância de 6 pontos; o Benfica, terceiro classificado, a 7 pontos; e o Sporting, quarto classificado, a 8 pontos.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades no primeiro jogo de 2019 no Estádio do Dragão e, de facto não as houve. Costinha – que veio ao Dragão pela primeira vez como adversário – trouxe uma estratégia bem montada, para tentar que o seu Nacional, que vem num ciclo de jogos positivo, tentasse levar pontos. O FC Porto colocou-se a ganhar e depois aumentou a vantagem. É certo que os madeirenses reagiram rápido ao segundo golo portista, mas os Dragões não deram hipóteses no segundo tempo. Na segunda parte surgiu mais um golo para o FC Porto e depois foi gerir a vantagem, porque vem aí muitos jogos num curto espaço de tempo. Destaco Brahimi e Soares, pelos golos que marcaram.
Em suma, o FC Porto transformou as dificuldades em facilidades e venceu, sem ser brilhante, mas de forma justa, o Nacional. É a 18ª vitória consecutiva e, no final desta jornada, os Dragões ganharam pontos ao Sporting, com quem jogam na próxima jornada. Vamos Porto!

PS. Que o jogador do Nacional que saiu de ambulância de campo, acompanhado pelos aplausos dos adeptos portistas, que naturalmente ficaram preocupados com a situação, recupere rápido.

Sem comentários: