quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Belenenses 0


1 – Crónica

Na noite desta quarta o FC Porto recebeu o Belenenses, em jogo a contar para a 19ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Herrera, Óliver, Corona e Brahimi; Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 5, Brahimi ativou o marcador. O Belenenses demorou a reagir e ao minuto 18 criaram perigo, com a bola a passar muito perto da baliza à guarda de Casillas. Ao minuto 29, Éder Militão aumentou a vantagem portista no marcador. E pouco antes do intervalo Corona ficou perto do golo.
No segundo tempo o Belenenses quis procurar entrar na discussão do resultado, dando algum trabalho à defesa portista e a Casillas. Numa dessas ocasiões, a bola chegou mesmo a bater na rede, mas do lado de fora, embora tenha dado sensação de golo. Não marcaram os azuis do restelo, marcaram os azuis da invicta, ao minuto 71, por intermédio de Soares. Antes disso, Óliver tinha ficado perto do golo.
Com esta vitória o FC Porto mantém a liderança no campeonato, agora com 49 pontos, mais 5 que o Benfica, que ocupa o segundo lugar; mais 6 que o Sporting de Braga, que ocupa o terceiro posto; e mais 10 que o Sporting, quarto classificado.

2 – Análise

Foi o regresso ao campeonato depois da Taça da Liga e o regresso ao Dragão, depois de uma sequência de jogos fora. Tendo em conta o sucedido nos três encontros anteriores entre ambas as equipas esta época, não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O FC Porto fez uma primeira parte interessante – tendo em conta o relvado – e ao fazer dois golos, praticamente resolveu o jogo. Mas no segundo tempo o Belenenses tentou contrariar esse facto e, porque o FC Porto permitiu, deu algum trabalho à defesa portista. Sérgio Conceição refrescou a equipa e acabou por surgir o terceiro golo. Depois desse, pelo menos mais dois golos poderiam ter surgido. Destaco Brahimi, Éder Militão e Soares, pelos golos que fizeram e que permitem manter distâncias para os adversários que vem atrás.
Em suma, não foi um jogo fácil, mas foi uma vitória justa. Segue-se uma difícil deslocação a Guimarães, vamos Porto! 

Sem comentários: