sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crónica e Análise: Desportivo de Chaves 1 – FC Porto 4


1 – Crónica

No final de tarde desta sexta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a 18ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Herrera, Óliver, Corona e Brahimi; Soares e Marega.
O FC Porto entrou em campo disposto a colocar-se em vantagem o mais rápido possível, no entanto, deparou-se com dificuldades criadas por uma estratégia bem montada. A primeira oportunidade de golo surgiu ao minuto 23, por intermédio de Marega e à qual o guarda-redes flaviense respondeu com uma defesa. Mas esse seria o aviso para o que se seguiria. É que ao minuto 24, Soares ativou o marcador. O desportivo de Chaves procurou responder ao minuto 38, mas estava lá Casillas para impedir os festejos dos da casa. Quem voltou a festejar foram os Dragões, já que ao minuto 42, Soares bisou e, consequentemente, aumentou a vantagem portista no marcador.
No segundo tempo o Desportivo de Chaves entrou melhor em campo e procurou criar dificuldades à defesa portista, sendo que numa das ocasiões Casillas foi obrigado a dizer presente. Ao minuto 68, Soares fez o seu 3º golo da noite. Ao minuto 76, o árbitro assinalou falta de Pepe no interior da área e o Desportivo de Chaves não desperdiçou a oportunidade para reduzir a desvantagem. 2 Minutos depois, Fernando ficou perto do golo. Nessa ocasião ficou perto, mas ao minuto 87, Fernando construiu o 4º golo portista, que acabou por ser marcado por um defesa flaviense que, na tentativa de impedir o golo de Fernando, acabou por colocar a bola na própria baliza.
Com esta vitória o FC Porto soma 46 pontos e permanece na liderança do campeonato, com mais 5 pontos do que o Benfica, segundo classificado.


2 – Análise

Depois de um jogo para a Taça de Portugal que necessitou de prolongamento e que resultou, por certo, em muito desgaste, mão se esperava um jogo fácil, e, de facto não o foi, embora o resultado possa indicar o contrário. Na verdade o FC Porto hoje conseguiu ser eficaz e aproveitar as oportunidades que teve para fazer os golos. No primeiro tempo os Dragões beneficiaram de mais posse de bola, tiveram de contornar as dificuldades inerentes à estratégia do Desportivo de Chaves e foram para o intervalo com dois golos de vantagem. Talvez fruto do desgaste, ou talvez o próximo jogo já estivesse no horizonte, a verdade é que a equipa pareceu querer começar a gerir o resultado no início da segunda parte, o que fez com que o Desportivo de Chaves tentasse pegar nas rédeas do jogo. Sérgio Conceição promoveu as alterações que considerou necessárias para que a equipa não ligasse o modo automático. De certa forma conseguiu-o, porque o FC Porto voltou a marcar. Então parecia que esse facto ia esmorecer a vontade dos flavienses, mas estes acabaram por reduzir a desvantagem através de uma grande penalidade. Com a última alteração o treinador portista colocou em campo o jogador que viria a construir o lance que repôs a vantagem no marcador. Destaco Soares, pelos 3 golos que fez – se Soares aproveitasse mais vezes as oportunidades de que dispõe, era muito mais fácil … - e destaco Fernando, que saiu do banco a tempo de construir a jogada que culminou no autogolo de um defesa do Chaves.
Em suma, apesar do desgaste, o FC Porto conseguiu dar a volta às dificuldades e saiu de Chaves com os 3 pontos no bolso de forma justa. Segue-se a Taça da Liga e, consequentemente, o Benfica. Vamos Porto!


Sem comentários: