terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Benfica 1


1 – Crónica

No início de noite desta terça o FC Porto e o Benfica defrontaram-se no Estádio Municipal de Braga, em jogo a contar para a meia final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Vaná; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Herrera, Óliver, Corona e Brahimi; Marega e André Pereira.
Numa primeira parte bem disputada e muito dividida, pertenceu ao FC Porto o primeiro sinal de aviso, logo ao primeiro minuto de jogo e por intermédio de Marega. No entanto o Benfica não demorou a responder, mas estava lá Vaná para não permitir os festejos dos encarnados. Do outro lado do campo – já depois de reclamarem uma grande penalidade não assinalada – os portistas ficaram perto do golo, desta vez foi André pereira, que viu o guarda-redes adversário impedir-lhe os festejos. Pouco depois, ao minuto 24, Brahimi ativou o marcador, aproveitando da melhor forma a sobra de uma primeira tentativa de Marega. Ao minuto 31, o Benfica repôs a igualdade no marcador. Mas os festejos dos encarnados não duraram muito tempo, já que ao minuto 35, Marega colocou os Dragões novamente na frente do marcador. O primeiro tempo acabou com um golo anulado ao Benfica, por fora de jogo e muitos protestos, vai, por certo, fazer correr muita tinta.
No segundo tempo os encarnados tentaram reagir e procurar um golo que permitisse relançar a partida. Foi Óliver quem, nesta fase, resolveu o lance mais complicado para a baliza de Vaná. Do outro lado do campo, Marega voltou a ficar perto do golo, sendo que o guarda-redes benfiquista impediu-o. Mas quem voltou a marcar foi o FC Porto, desta feita por intermédio de Fernando Andrade, minuto 86.
Com esta vitória o FC Porto garantiu presença na final da Taça da Liga. Amanhã ficar-se-á a saber quem será o adversário.


2 – Análise

O Benfica era a última barreira que o FC Porto tinha de ultrapassar para chegar à final, mas não se esperavam facilidades. E, de facto, não as houve. Foi um bom jogo de futebol, entre duas equipas com a ambição de estar presente na final da Taça da Liga. A primeira parte foi, por isso, muito disputada e equilibrada, com as defesas de ambas as equipas a terem muito trabalho. O FC Porto concretizou dois dos lances de que dispôs e, dessa forma ganhou vantagem. do outro lado, o Benfica, que naturalmente tentou de tudo para colocar em campo a estratégia pretendida, acabou por, naturalmente, marcar. Diria que os 3 golos coroaram uma primeira parte em que o futebol foi rei. No segundo tempo, porque os encarnados estavam em desvantagem, procuraram chegar ao golo que lhes permitisse alcançar o pretendido, mas quem voltou a marcar foi o FC Porto. Destaco Brahimi, Marega e Fernando Andrade pelos golos que marcaram; Óliver pelo jogo que fez - o nosso maestro está de volta! – e toda a equipa, por ter lutado por o objetivo definido para este jogo, chegar a final.
Em suma, o FC Porto venceu com justiça um jogo difícil. Amanhã ficar-se-á a saber quem será o outro finalista da prova. Vamos Porto!

PS. Um grande bem-haja aos adeptos portistas que marcaram presença nas bancadas do Estádio Municipal de Braga. Vocês são a nossa voz!  Vocês são #SuperAdeptos Vocês são o #MarAzul



Sem comentários: