sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting de Braga 2


1 – Crónica

No início de noite desta sexta o FC Porto recebeu o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 17ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto até entrou bem em jogo, procurando importunar a defensiva bracarense, no entanto, foram os minhotos quem se adiantaram no marcador, ao minuto 5. Na resposta, ao minuto 11, Manafá viu um defesa contrário desviar o seu remate da baliza. No lance seguinte, na sequência do canto, foi o guarda-redes bracarense quem negou o golo a Marcano. Ao minuto 41, Alex Telles teve nos pés a possibilidade de devolver o empate ao marcador, no entanto, viu o guarda-redes adversário defender a grande penalidade.
O FC Porto entrou bem no segundo tempo e ao minuto 56 o árbitro voltou a assinalar uma grande penalidade, desta feita foi Soares a ter a oportunidade de converter o castigo máximo, contudo, também não foi feliz, uma vez que a bola acertou no poste da baliza. Mas ao minuto 58 a sorte foi outra e Soares repôs a igualdade no marcador. Os Dragões foram à procura do segundo golo , contudo, ao minuto 75, foi o Braga quem voltou a marcar. Até ao final a equipa portista não conseguiu ser fria e racional e, por isso, não conseguiu voltar a marcar.
Com esta derrota o FC Porto soma 41 pontos e está a 7 pontos da liderança do campeonato.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, porque os jogos frente ao Sporting de Braga não costumam ser fáceis. E, de facto, não houve facilidades. Foi um jogo interessante, com intensidade e muito disputado, com o FC Porto a ter mais bola e mais oportunidades para marcar, mas o Braga conseguiu levar a melhor ao marcar nas duas vezes em que atirou à baliza portista. O FC Porto começou a perder cedo, teve de correr atrás do resultado, numa fase em que demorou a conseguir desmontar a estratégia defensiva do adversário. Depois de encontrar a fórmula, os Dragões deram trabalho a defesa bracarense e ao seu guarda-redes que foi protagonista ao defender uma grande penalidade. No segundo tempo o FC Porto voltou a dar trabalho à defesa bracarense, mas também voltou a falhar outra grande penalidade. Ainda assim Os azuis e brancos não baixaram os braços e o golo acabou por surgir pouco depois. Os Dragões foram com tudo à procura do segundo golo, mas acabaram por sofrer. Depois foi mais coração do que razão e quando assim é, nem sempre se tomam as melhores decisões. No futebol às vezes é preciso construir a sorte, da mesma forma que a sorte, ou a falta dela, por vezes determina resultados, na minha perspetiva foi o que se passou hoje. O FC Porto foi melhor, não merecia perder este jogo, mas a falta de sorte fez diferença no resultado. Não vai ser fácil digerir esta derrota… não vai ser fácil para nós adeptos, mas também acredito que não o seja para os jogadores. Agora é fácil dizer-se que outras opções deveriam ter sido tomadas pelo treinador, que a equipa deveria ter tido mais atenção nos cantos, que o ataque deveria ter sido mais eficaz, que Alex Telles ou Soares deveriam ter feito mais na conversão das grandes penalidades… a verdade é que não há nada a fazer agora, este resultado está feito… Resta levantar a cabeça, analisar o que não correu bem para procurar corrigir futuramente e repetir o que correu bem. Ainda há muito para jogar e perder a esperança não faz parte do nosso ADN, por muito que a missão pareça difícil. Por isso, Vamos Porto! Juntos, sempre! Porque só lutando juntos conseguimos vencer! Segue-se a Taça da Liga.




Sem comentários: