quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Guimarães 1


1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto defrontou o Vitória de Guimarães, no Estádio Municipal de Braga, em jogo a contar para a meia final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Corona, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; Luis Diaz, Soares e Marega.
Foi uma primeira parte muito disputada, mas sem muitas oportunidades de golo para ambos os lados. Ao minuto 20, Uribe tentou marcar, mas sem sucesso. Mais tarde, minuto 33, foi Marega quem tentou fazer golo, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. E o guarda-redes voltou a levar a melhor ao minuto 42, desta feita a remate de Mbemba. Do outro lado do campo, já a beirinha do intervalo, o Vitória criou perigo junto da baliza de Diogo Costa, no entanto a bola foi por cima.
O Vitória de Guimarães entrou melhor no segundo tempo. Ao minuto 65, foi assinalada grande penalidade a favor dos vimaranenses, que a converteram no primeiro golo do desafio. Mas a vantagem durou muito pouco, já que Alex Telles, ao minuto 66, repôs a igualdade no marcador. Soares, ao minuto 75, marcou o golo que permitiu a cambalhota no marcador. Na resposta, ao minuto 86, os de Guimarães tentaram marcar, mas Diogo Costa não o permitiu. Já perto do final, Mbemba, com um duplo corte providencial, impediu que o Vitória conseguisse marcar. Os vimaranenses conseguiram marcar, mas o golo foi anulado, já que houve um toque na mão de Diogo Costa, quando este já tinha a bola nas mãos.
Com este resultado o FC Porto garantiu a presença na final da Taça da Liga.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, não só porque era espetável que ambas as equipas pretendiam marcar presença na final, mas também porque o Vitória não costuma ser um adversário fácil. E, de facto, não foi um jogo fácil. O Vitória jogou olhos nos olhos com o FC Porto, num jogo sem muitas oportunidades de golo para ambos os lados, em que os Dragões estiveram melhores em alguns momentos, mas em que o Vitória conseguiu responder e complicar a vida dos azuis e brancos noutros momentos. Os vimaranenses marcaram o golo numa grande penalidade, mas o FC Porto por intermédio de Alex Telles respondeu logo de seguida, numa demonstração de não desistir. Depois Soares colocou os Dragões em vantagem. Não gostei do facto do FC Porto não ter ido à procura do terceiro golo para resolver o jogo o mais rápido possível e com isso deu chance para o Vitória criar perigo. Destaco Alex Telles e Soares, pelos golos que marcaram, mas também gostei de Corona, o prémio de MVP é justo.
Em suma, o FC Porto está, outra vez, na final da Taça da Liga, onde vai defrontar o Sporting de Braga. Vamos Porto!

Sem comentários: