domingo, 5 de janeiro de 2020

Crónica e Análise: Sporting 1 – FC Porto 2


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 15ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Uribe e Otávio; Nakajima, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 6 Marega ativou o marcador. Seguiu-se um período em que o jogo foi muito disputado a meio campo, com o FC Porto a não permitir que o Sporting reagisse à desvantagem. Ao minuto 34, os Dragões voltaram a criar perigo, desta feita por intermédio de Nakajima, no entanto a bola foi por cima. Mas a resposta leonina à vantagem portista surgiu ao minuto 45, com o golo do empate.
O Sporting entrou melhor no segundo tempo e somou 3 oportunidades para dar a volta ao marcador, contudo não foi eficaz. O FC Porto reagiu da melhor forma à pressão sportinguista, com um golo ao minuto 73, por intermédio de Soares. Poucos minutos depois foi Luis Díaz a ter oportunidade para fazer o 3º golo portista, no entanto não o conseguiu. Do outro lado do campo, ao minuto 85, o Sporting ficou perto de marcar, mas a bola foi à barra. Ao minuto 92, Luis Díaz voltou a ficar perto do golo, contudo o guarda-redes adversário não o permitiu.
Com esta vitória o FC Porto soma 38 pontos e está no 2º lugar do campeonato nacional, a 4 pontos da liderança.

2 – Análise

Depois de uma pausa no campeonato, mais longa do que se desejava, o calendário reservou uma visita dos Dragões a Alvalade. Não se esperava um jogo fácil, não só porque num clássico não há favoritos, mas também porque sabia-se que o Sporting pretenderia recuperar terreno para o segundo lugar. Por outro lado, o FC Porto não vencia em Alvalade desde 2008, o que apimentava ainda mais o clássico, mas era chegado o momento de quebrar esta espécie de mala pata. De facto, não foi um jogo fácil. Foi um clássico em todos os sentidos; duas equipas interessadas em não perder pontos, muito disputado, com oportunidades para ambos os lados - não muitas, é certo - e com golos. Os Dragões entraram bem em jogo e tiveram a sorte de marcar cedo. Depois procuraram controlar o jogo, mais do que voltar a marcar o que fez com que, naturalmente, o Sporting procurasse responder. E os leões responderam muito perto do intervalo. O FC Porto não entrou bem no segundo tempo, com o Sporting a pressionar e a desperdiçar oportunidades. Nesta fase os Dragões tiveram sorte. Depois veio o segundo golo portista e, pelo menos mais 1 podia ter surgido. Feitas as contas, o FC Porto sai de Alvalade com uma vitória difícil no bolso. Destaco Marega e Soares, pelos golos que marcaram.
Em suma, o FC Porto venceu o clássico, quebrou a mala pata e continua a perseguir o objetivo de chegar ao primeiro lugar do campeonato. Parece que vencer na Luz e em Alvalade na mesma época já não acontecia há 17 anos. Bem sei que na prática isto não significa absolutamente nada, por isso é continuar em frente, sendo a próxima batalha já no próximo fim-de-semana em Moreira de Cónegos. Vamos Porto!



Sem comentários: