terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Gil Vicente 1


1 – Crónica

No início de noite desta terça, o FC Porto recebeu o Gil Vicente, em jogo a contar para a 18ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Uribe e Romário Baró; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo. Ao minuto 7, Sérgio Oliveira dispôs de uma oportunidade para marcar, mas não acertou no alvo. O Gil Vicente trouxe para o Dragão uma estratégia defensiva bem delineada e dificultou a manobra ofensiva dos azuis e brancos. Ao minuto 31, Romário Baró teve oportunidade para criar perigo, mas não foi bem sucedido. Minutos depois, o Gil criou perigo, mas Marchesin não permitiu. Na resposta, ao minuto 38, foi Marega quem teve oportunidade para criar perigo, mas não conseguiu marcar. Quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que se passou. Ao minuto 45, o Gil vicente marcou. A perder a reação portista tinha de ser rápida e foi. Ao minuto 47, mesmo à beira do intervalo, Marcano repôs a igualdade no marcador.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo e ao minuto 57, Sérgio Oliveira colocou os Dragões a vencer. Mais tarde, minuto 66, Vítor Ferreira esteve perto de marcar, mas um jogador Gilista não o permitiu.
Com este resultado o FC Porto soma 44 pontos e está a 7 pontos da liderança.

2 – Análise

Depois do que se passou na jornada passada e mais ainda na final da Taça da Liga, este jogo assumia grande importância, mas também elevado grau de dificuldade. Era esperado que o Gil Vicente pudesse criar problemas aos Dragões, procurando aproveitar algumas fragilidades. Por outro lado, esperava-se que a equipa portista reagisse às duas derrotas frente ao Braga. Mas não foi fácil. A primeira parte foi fraca, a equipa pareceu incapaz de aumentar o ritmo do jogo, aparentou estar com falta de confiança, intranquila, desmotivada e frágil. O Gil conseguiu marcar já perto do intervalo, mas felizmente os Dragões reagiram prontamente ainda antes do descanso. Esse golo surgiu num momento importante, porque foi um bom sinal de reação à adversidade. O FC Porto esteve um pouco melhor no segundo tempo, mas ainda assim, pareceu não estar suficientemente confortável no jogo. Os Dragões voltaram a marcar e conseguiram gerir o controlo do jogo de modo a não permitir que os de Barcelos criassem real perigo junto da baliza portista. Deste jogo destaco Marcano e Sérgio Oliveira, pelos golos que marcaram e que deram 3 importantes pontos à equipa.
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa um jogo que, pelas circunstâncias do momento, era difícil. As vitórias dão confiança, mesmo que não sejam conseguidas com exibições brilhantes. A luta continua já no próximo sábado, num jogo igualmente difícil, em Setúbal. Vamos Porto!



Sem comentários: