sábado, 2 de janeiro de 2021

Antevisão da 12ª Jornada da I Liga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 12ª jornada da I Liga, frente ao Moreirense.

 

“"OS JOGADORES DO MOREIRENSE ESTARÃO MUITO MOTIVADOS"

Sérgio Conceição não acredita que a saída de César Peixoto afete o adversário do FC Porto, este domingo, na 12.ª jornada do campeonato (21h00, Sport TV)

O FC Porto estreia-se em 2021 com a receção da 12ª ronda da Liga NOS ao Moreirense, agendada para este domingo, às 21h00 (Sport TV). César Peixoto deixou nas últimas horas o comando técnico da equipa minhota, mas Sérgio Conceição não considera que isso vá perturbar o adversário, uma vez que “os jogadores estão muito habituados a mudar de equipas técnicas”, sendo que os do Moreirense “estarão muito motivados para enfrentar o FC Porto, um grande clube”. Garantindo que o “foco total” está na própria equipa, o treinador portista deixou claro que os Dragões estão “preparados” para os “jogos importantes e decisivos” deste mês de janeiro.

Os campeões nacionais ocupam o terceiro lugar da Liga, com 25 pontos, ao passo que o conjunto do concelho de Guimarães tem menos 12.  

Saída de última hora de César Peixoto

“Nós tínhamos preparado o jogo em função do mais importante, que é a nossa equipa, mas olhando para o adversário e para o comportamento no passado recente do Moreirense com o César Peixoto como treinador. Nós não sabemos como vão ser as coisas amanhã. O foco total está na nossa equipa, olhando para as características individuais dos jogadores do Moreirense e tentando perceber se vão jogar com linha de cinco atrás, se vão mudar. De qualquer forma, é algo que não podemos controlar, estaremos atentos para tentar perceber o que vai acontecer, mas o mais importante é a nossa equipa.”

Sete mudanças de treinador na I Liga antes da 12.ª jornada

"Não sei se faz sentido, não sei qual é a realidade outros clubes. Esta é a minha quarta época no FC Porto. Agora acredito que quando as condições e os ciclos são difíceis quem paga é sempre o mesmo, é o treinador e de uma forma muitas vezes injusta. Não é em cinco ou seis semanas, e muitas vezes em dois os três meses que se consegue mudar a face de uma equipa e implementar aquilo que se quer nessa mesma equipa. Quando não há resultados, o mais importante no futebol, quem paga é o treinador e de uma forma injusta, insisto.”

Nomeações sistemáticas de Bruno Esteves como VAR

“Não comento.”

Moreirense mais fragilizado pela demissão de César Peixoto?

“Sinceramente não sei em que contexto houve essa saída. Não acho que seja por aí que o Moreirense fique enfraquecido. As tropas podem até unir-se. Não acredito que o Moreirense vá ser muito diferente do que tem sido nos últimos jogos porque não tem tempo para isso. E nós temos de ter três, quatro dias para preparar um jogo. Nesse sentido, não acho que vá ser muito diferente. No plano psicológico, os jogadores estão muito habituados a mudar de equipas técnicas, têm essas situações muitas vezes nas suas carreiras e os jogadores do Moreirense estarão muito motivados porque vão enfrentar o FC Porto, um grande clube, e vão querer exibir-se a grande nível.”

Mês de janeiro com jogos decisivos

“Nós analisamos sempre estes ciclos de jogos, tal como aconteceu em dezembro, com tantos jogos importantes e decisivos, é algo que não muda nada o nosso percurso. À medida que nos vamos aproximando do fim das competições os jogos ganham o seu peso, estamos preparados para eles e para isso.”

Marcano

“O Ivan é um caso que não é fácil. Está há algum sem competir, tem tido a sua evolução com algumas quebras e períodos menos bons na recuperação da sua complicada lesão. Estamos atentos, não diria ansiosos, mas com uma vontade grande de que ele volte a competir e esteja integrado com o resto dos companheiros. É bom para ele, para o balneário também porque mesmo que ele esteja sempre aqui connosco tem horários diferentes dos do resto do grupo. O Marcano é um elemento fundamental para o grupo, não só pela sua qualidade desportiva, mas também pelo ser humano que é, é um dos capitães de equipa e espero que regresse o mais rápido possível.”

Casos de Covid-19 no Vitória de Guimarães, o último adversário

“Nós temos de estar atentos, fizemos o teste ontem, somos sempre testados antes de cada jogo. Ainda hoje relembrámos que era importante reforçar a mensagem para que os atletas e todos nós estejamos o mais atentos possível, porque isso ainda não acabou, longe disso. Acredito que com estas festas, tanto a natalícia como a de fim de ano, se tenha verificado um aumento de casos. Aqui dentro estamos completamente protegidos porque os nossos passos estão controlados pelo departamento médico. Fora daqui é preciso continuar a ter precaução em relação a este terrível vírus.”

Otávio

“O Otávio não será opção para amanhã, o mais importante é falar do jogo do Moreirense. O assunto causou problemas no último jogo porque só em estágio soube que ele não poderia dar o seu contributo. Agora, desta vez tive algum tempo para preparar a equipa, sabendo da ausência dele. É um jogador com grande qualidade e importância na equipa, faz sempre falta, mas tenho soluções para ir ao jogo de uma forma bem preparada.”

Só Pedroto e Artur Jorge terão mais jogos do que Sérgio Conceição no FC Porto

“Representa que o presidente tem tido alguma paciência comigo e por isso tenho-me mantido aqui no cargo. Olhando para o histórico de grandíssimos treinadores que o FC Porto tem tido, sinto uma alegria absolutamente natural. É um grande prazer representar o meu clube, mas claro que tudo isto é volátil, dependemos dos resultados. Ainda há pouco falámos da rapidez das passagens dos treinadores pelos clubes, aqui temos um exemplo contrário com a qualidade e capacidade do nosso presidente. Felizmente também o tive como jogador e essa estabilidade é importante, isso é fundamental para que os treinadores possam desenvolver os seus trabalhos.”

Risco de deslumbramento pelo bom momento

“Isso vai ao encontro daquilo de que eu falo muitas vezes e amanhã é que vamos ver se a equipa está bem. O futebol é um recomeçar constante. Quando acaba um treino ou um jogo, nos seguintes temos de estar outra vez no máximo. À medida que as competições caminham para o fim, os jogos tornam-se cada vez mais decisivos. Agora vamos entrar nessa fase em várias competições e cabe-nos treinar para estar ao nível máximo nos jogos. Não acredito que haja esse deslumbramento comigo. Quando ganhámos a Supertaça, um título muito importante para nós, fiz questão de garantir que os jogadores estivessem logo focados no jogo em Guimarães e isso aconteceu. Por isso não há problema, também quem ficar deslumbrado ficará deslumbrado em casa.”

Francisco Conceição, o jogador revelação da II Liga

“Para falar do Francisco, Gonçalo Borges, Tiago Matos, Rodrigo Valente, Pedro Justiniano, perderia muito tempo. É um assunto muito importante, mas hoje estamos aqui para falar de um jogo muito importante e difícil que teremos amanhã. Os miúdos da equipa B têm mostrado grande qualidade e estão no caminho certo, apesar dos resultados que não condizem com a capacidade dos miúdos nem com o bom trabalho que tem sido feito. Tem faltado alguma sorte e algum acerto da terceira equipa também. Se isto mudar e se eles continuarem a trabalhar como estão, acredito que tudo será diferente. Seja como for, não gosto de individualizar na equipa A, imaginem na equipa B.”

Mbemba e Pepe

“O Pepe não estará disponível. O Mbemba hoje integrou o treino, mas o trabalho foi mais ao nível de esquemas táticos e não houve exigência a nível físico. O Mbemba estará convocado, o Pepe não.”

Instabilidade na dupla de centrais

“O equilíbrio da equipa tem a ver com a equipa. Não tem a ver com alguns jogadores ou a dupla de centrais. Temos tido alguns problemas nos centrais, sobretudo com essa falta de estabilidade. Nunca jogam os mesmos durante muito tempo e obviamente isso não é o ideal. Ainda assim, não é por isso que temos sofrido mais golos. O setor recuado é muito importante no nosso processo defensivo, mas o mais importante é a equipa. Os defesas também têm importância no nosso processo ofensivo. É importante que o Sarr e o Diogo Leite também tenham mais minutos, são dois esquerdinos. De qualquer forma, tenho confiança total no Sarr, no Diogo Leite e em qualquer outro jogador que possa ser adaptado a defesa central, como o Loum, que também tem dado uma boa resposta.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Marchesin; Manafá, Sarr, Diogo Leite e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Diaz, Corona, Taremi e Marega.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; empenhado; ambicioso; motivado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: