segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: Farense 0 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

Na noite desta segunda o FC Porto deslocou-se ao terreno do Farense, em jogo a contar para a 15ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Grujic, Otávio, Corona, Taremi e Marega.

Pertenceu ao FC Porto o primeiro sinal de perigo, protagonizado por Marega e que foi à figura do guarda-redes contrário. Minutos depois, minuto 15, Taremi colocou os Dragões em vantagem. Mais tarde, minutos 26, 27 e 33, Corona, Marega e Otávio podiam ter ampliado a vantagem portista no marcador, contudo, nenhum dos 3 o conseguiu. Do outro lado do campo, o Farense, sempre que tinha oportunidade, aproveitava para procurar aproximar-se da baliza à guarda de Marchesin. Mesmo à beira do intervalo, Zaidu ficou muito perto do golo.

No segundo tempo, foram os de Faro os primeiros a procurar criar perigo, mas estava lá o guarda-redes portista. Na resposta, Uribe, minuto 50, Taremi, minuto 51 e Corona, minuto 57, voltaram a ficar perto do golo, mas sem o conseguirem alcançar. Depois foi Otávio, por duas vezes, minuto 60 e 65, a tentar a sorte, mas também sem sucesso. O Farense ia alimentando a esperança de marcar e ao minuto 80 ficou perto de o conseguir, com a bola a embater duplamente no poste da baliza portista. Os algarvios voltaram a criar perigo ao minuto 81 e 90.

Com esta vitória o FC Porto soma 35 pontos e está, provisoriamente a 1 ponto da liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O FC Porto colocou-se em vantagem, teve oportunidades para ampliar o resultado e gerir tranquilamente o jogo, mas não voltou a marcar. O Farense viu nessa circunstância uma oportunidade e foi alimentando a esperança de chegar ao golo e deu trabalho à defesa portista. Sinceramente anseio pelo dia que o FC Porto aproveita da melhor forma as oportunidades de golo que tem, para tornar os jogos mais tranquilos. A defesa esta época causa-me calafrios. Destaco Taremi pelo golo que deu os 3 pontos à equipa.

Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, somou os 3 pontos num jogo que os Dragões deveriam ter tornado mais fácil. Segue-se a Taça de Portugal, na sexta. Vamos Porto!

 

PS. Sobre a situação entre Pepe e Loum, não sabemos o que originou aquela atitude do senegalês, mas uma coisa é certa, parece-me que Loum pode estar mais perto da porta de saída.

 

 

 

Sem comentários: