terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: Nacional 2 – FC Porto 4

1 – Crónica

 

No final de tarde desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Nacional, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-4.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Nanu, Pepe, Diogo Leite e Sarr; Grujic, Sérgio Oliveira, Corona, Luis Diaz, Taremi e Toni Martinez.

O FC Porto entrou de olhos postos na baliza dos madeirenses, com Sérgio Oliveira a assumir o papel principal. Pertenceram ao médio português as primeiras 4 tentativas para criar perigo, sendo que na segunda a bola foi à barra. Mais tarde, minuto 21, Toni Martinez procurou criar perigo, mas a bola passou ao lado. Mas o golo dos azuis e brancos não tardou. Ao minuto 22, Luis Diaz colocou os Dragões em vantagem. Contudo, o Nacional não tardou a responder. Ao minuto 25 estava reposta a igualdade no marcador. Minutos depois, Diogo Leite, de longe, acertou em cheio na trave da baliza. Antes do intervalo, Luis Diaz podia ter recolocado os Dragões em vantagem, no entanto, o colombiano atirou ao lado.

No segundo tempo o FC Porto continuou atrás do golo, contudo, não o conseguiu e a situação complicou-se. Ao minuto 62 o Nacional, no seu segundo remate da partida, colocou-se em vantagem. A precisar de um golo que repusesse a igualdade no marcador, o FC Porto arriscou tudo. E ao minuto 88, Evanilson, na primeira vez que tocou na bola, fez o golo do empate. Do outro lado do campo, na resposta o Nacional ficou muito perto do golo, valeu Diogo Costa.

Com o empate no marcador, foi necessário recorrer ao prolongamento. Evanilson tentou fazer outro golo, mas esse papel estava reservado para outro protagonista. Sérgio Oliveira, ao minuto 102, recolocou os Dragões em vantagem. E ao minuto 116, Taremi aumentou a vantagem portista no marcador. Antes do apito final, a equipa de arbitragem assinalou uma grande penalidade a favor do Nacional, mas Diogo Costa defendeu-a.

Com este resultado o FC Porto garante um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal.

 

2 – Análise

 

Começo esta minha análise com a pergunta que mais surgiu na minha cabeça após o 4º golo portista: oh rapazes, era mesmo preciso 120 minutos para resolver este jogo? É que com a carga de jogos que a equipa tem nas pernas, mais o que ainda vem por aí até ao final deste mês, tudo o que a equipa não precisava era de um prolongamento. Não se esperava um jogo fácil, não só porque na Taça as equipas não tem nada a perder, mas também porque sabia-se que o relvado não estava em bom estado. E, de facto não foi fácil. Diria que o FC Porto foi melhor nos 90 minutos, teve mais oportunidades de golo e até poderia ter resolvido facilmente o jogo, mas o Nacional foi muito eficaz, em apenas dois remates fez dois golos e organizou-se bem na sua missão defensiva. Os 90 minutos não chegaram e o jogo foi empurrado para o prolongamento, onde o FC Porto desfez o empate no marcador. Destaco Luis Diaz, Evanilson, Sérgio Oliveira e Taremi pelos golos que fizeram e que permitem ao FC Porto avançar na prova rainha do futebol português.

Em suma, os Dragões precisaram de 30 minutos extra, mas conseguiram cumprir o objetivo. Na sexta volta o campeonato com um clássico, Vamos Porto!

 

 

PS. É tão triste ter o FC Porto cá na ilha e não poder ir ver o jogo e apoiar a equipa… logo na época em que os Dragões vem cá 3 vezes. Maldito vírus que não nos permite viver a magia do futebol à séria!

 

 

 

 

Sem comentários: