domingo, 3 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Moreirense 0

1 – Crónica

 

Na noite deste domingo o FC Porto recebeu o Moreirense, em jogo a contar para a 12ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Diaz, Corona, Taremi e Marega.

Talvez influenciados pela temperatura que se fazia sentir na cidade invicta, o jogo iniciou-se morno, muito morno. O primeiro remate da partida pertenceu ao Moreirense e surgiu à passagem do minuto 15, sem contudo criar perigo à baliza à guarda de Marchesin. Pouco depois, do outro lado do campo, Luis Diaz tentou ser feliz, mas acertou num defesa contrário. Ao minuto 20 foi assinalada uma grande penalidade a favor do FC Porto que Sérgio Oliveira se encarregou de converter no primeiro golo do jogo. Depois, por duas vezes, Taremi tentou fazer golo, mas não foi bem sucedido, sendo que na segunda oportunidade, o Iraniano atira à barra e na recarga Marega vê o guarda-redes levar a melhor. Do outro lado do campo, Marchesin foi chamado a intervir, num lance de pouco perigo. Novamente do outro lado do campo, Luis Diaz e Taremi tentaram a sorte, mas nem um, nem o outro, conseguiu ser eficaz.

No segundo tempo, Corona foi o primeiro a tentar ser feliz, mas não conseguiu marcar. Na resposta o Moreirense ficou muito perto do empate. Novamente do outro lado do campo, Corona e Taremi voltaram a ficar perto do golo. Entretanto Toni Martinez fez o segundo golo, contudo, este foi anulado por fora de jogo de 3 centímetros. Não contou dessa vez, contou ao minuto 88, num lance de insistência, ao terceiro remate Toni Martinez conseguiu fazer golo. Ao minuto 91 surgiu o terceiro golo dos portistas, desta feita por intermédio de Evanilson.

Com esta vitória o FC Porto soma 28 pontos e está, provisoriamente no segundo lugar, a 4 pontos da liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Moreirense procurou defender-se o melhor possível e, em contra ataque, criar perigo. A primeira missão o visitante conseguiu cumprir quase por completo, já que o FC Porto teve poucas oportunidades claras de golo, quanto à segunda missão, os de Moreira de Cónegos criaram algum perigo, mas só por uma vez estiveram realmente perto de marcar. O FC Porto teve algumas dificuldades a criar lances de perigo, mais concretamente a definir a parte final dos lances, o que fez com que o resultado permanecesse na margem mínima quase até ao final do encontro. Destaco Sérgio Oliveira, Toni Martinez e Evanilson pelos golos.

Em suma, foi uma boa vitória num jogo que a espaços não teve grande brilho. Sexta há mais, com a deslocação a Famalicão. Vamos Porto!

 

 

 

 

 

Sem comentários: