sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: Famalicão 1 – FC Porto 4

1 – Crónica

 

Na noite desta sexta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Famalicão, em jogo a contar para a 13ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-4.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Taremi e Marega.

Pertenceu ao FC Porto e a Sérgio Oliveira a primeira oportunidade de perigo do encontro, a bola, contudo, foi pouco ao lado da baliza adversária. No entanto, o golo dos Dragões não demorou, já que ao minuto 13, Taremi deu a melhor sequência a um passe de Corona, colocando assim os azuis e brancos em vantagem. Do outro lado do campo, ao minuto 18, a equipa de arbitragem assinalou uma grande penalidade e o Famalicão repôs a igualdade no marcador. Mais tarde, minuto 32, nova grande penalidade assinalada, desta feita a favor do FC Porto, Sérgio Oliveira não vacilou e voltou a colocar os Dragões em vantagem.

No segundo tempo, minuto 58, Taremi aproveitou uma escorregadela do guarda-redes adversário para fazer o seu segundo golo na partida, o terceiro dos Dragões no jogo. Do outro lado do campo, minuto 85 e 88, o Famalicão tentou responder com perigo, mas Marchesin disse presente e impediu o golo dos da casa. Na resposta, ao minuto 89, João Mário fez o quarto golo do jogo, o seu primeiro ao serviço da equipa principal.

Com este resultado o FC Porto soma 31 pontos, está no segundo lugar do campeonato, em igualdade pontual com o Benfica, a 4 pontos da liderança da prova.

 

2 – Análise

 

Noite fria em Famalicão, o FC Porto entrou em campo sabendo que os seus adversários diretos tinham vencido os seus jogos, portanto, só a vitória interessava. Mas não se esperava um jogo fácil e, de facto, o Famalicão procurou criar dificuldades aos Dragões, mas os azuis e brancos trataram de transformar as dificuldades em facilidades. Foi um jogo interessante, em que o FC Porto dominou e controlou as operações e em que, apesar das oportunidades de golo não terem sido muitas, fez quatro golos. Destaco Taremi, pelos seus dois golos; Sérgio Oliveira, que mais uma vez fatorou; e João Mário, que marcou pela primeira vez ao serviço da equipa principal.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca. Neste calendário frenético segue-se a Taça de Portugal com uma difícil deslocação ao terreno do Nacional. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: