terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting 2

1 – Crónica

 

Na noite desta terça o FC Porto defrontou o Sporting, em Leiria, em jogo a contar para a meia final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Mbemba, Pepe, Diogo Leite e Zaidu; Grujic, Uribe, João Mário, Felipe Anderson, Corona e Marega.

Foi o FC Porto o primeiro a procurar criar perigo, Grujic, por duas vezes tentou a sorte, mas sem sucesso. Pouco depois dos 15 minutos de jogo, Corona descobriu Zaidu e passou-lhe a bola, contudo o lateral esquerdo não conseguiu concretizar a oportunidade, visto que colocou mal o pé no relvado e ficou queixoso. Depois foi Diogo Costa quem encontrou Marega do outro lado do campo, este colocou em Corona que atirou por cima. Pouco depois dos 30 minutos o Sporting procurou criar perigo, no entanto a bola foi muito alta. Minutos depois, do outro lado do campo, João Mário tentou a sorte, mas a bola foi desviada por um jogador do Sporting e na recarga, Marega viu o poste da baliza impedir-lhe os festejos.

No segundo tempo pertenceu a Uribe a primeira tentativa de criar perigo, contudo, foi por cima. Do outro lado, o Sporting tentou responder, mas a bola foi por cima da baliza à guarda de Diogo Costa. Mais tarde, o Sporting teve uma boa chance para marcar, mas Felipe Anderson não o permitiu no momento certo. Ao minuto 79, Marega colocou os Dragões em vantagem. Na resposta, já perto do final do tempo regulamentar, o Sporting empatou. E já em período de descontos, os leões fizeram o segundo golo.

Com este resultado o FC Porto fica fora da final da Taça da Liga.

 

2 – Análise

 

Ponto assente, eu não gosto de ver o meu FC Porto perder, nem a feijões. Mas todos sabemos que esta Taça da Liga é a última das prioridades nos objetivos da época azul e branca, portanto, se for para perder um jogo, que seja na Taça da Liga. Sei que partilho este sentimento com muitos portistas. E por isso, sinceramente se eu tivesse a hipótese de escalar o onze para este jogo, não teria colocado em campo Pepe, Zaidu, Corona e Marega, porque são jogadores com muitos minutos nas pernas. Mas também todos sabemos que dificilmente Sérgio Conceição olharia para um jogo, ainda para mais um clássico, sem colocar nele todo o querer em ganhar. Foi o que fez, seguramente, hoje e por isso optou por lançar jogadores como Pepe, Zaidu, Corona ou Marega, aqueles que eu deixaria no banco. É, a COVID deixou a equipa desfalcada, mas o FC Porto não ficou desfalcado no querer. Os Dragões fizeram um jogo interessante, sem muitas oportunidades de golo, é certo, mas os portistas tiveram as suficientes para ganhar o jogo. No entanto, como, infelizmente, já vem sendo hábito esta época, os erros defensivos marcaram presença e o Sporting acabou por levar de vencido o campeão. Destaco Marega, pelo golo que marcou. Mas também é justo destacar Felipe Anderson, que nas outras oportunidades que teve para jogar não fez nada para convencer ou justificar uma aposta consistente, hoje esteve melhor e gostei mais, é essa a atitude certa, é esse o caminho.

Em suma, o FC Porto perdeu o acesso à final da Taça da Liga, num jogo em que fez o suficiente para merecer ganhar. Agora foco no campeonato e aproveitar da melhor forma o facto de terem mais uns dias para recuperar forças e preparar o próximo jogo. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: