sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: Gil Vicente 0 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

Na noite desta sexta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Uribe e Otávio; Corona, Taremi e Luis Diaz.

O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 4 Corona e Luis Diaz estavam dispostos a causar estragos, mas sem sucesso, visto que a equipa de arbitragem parou o jogo por fora de jogo de Corona. Este lance foi uma espécie de ensaio para o que viria depois. Ao minuto 10, Corona, após passe de Luis Diaz, ativou o marcador com um grande golo. Mais tarde, perto do minuto 30, Uribe, na cobrança de um livre, ficou a centímetros do golo. Do outro lado do campo, já perto do intervalo, Diogo Costa foi chamado a jogo para travar um remate adversário.

Pouco depois do início do segundo tempo, Luis Diaz não acertou na baliza adversária. Pouco depois, na resposta, o Gil Vicente criou perigo, com a bola a embater no poste da baliza portista. Na resposta, Luis Diaz voltou a tentar marcar, contudo, atirou por cima. Como o FC Porto não conseguiu aproveitar as oportunidades para dilatar a vantagem, os da casa alimentaram a esperança de conseguir criar mais dificuldades. E deram trabalho à defesa portista. Mas ao minuto 88, Taremi acabou com as dúvidas ao fazer o segundo golo portista no jogo.

Com esta vitória o FC Porto garante presença nas meias finais da Taça de Portugal e irá defrontar o Sporting de Braga.

 

2 – Análise

 

Na minha perspetiva num jogo para a Taça de Portugal não há favoritos, porque as equipas não tem nada a perder. Não se esperava, por isso, um jogo fácil e, de facto não o foi. Para além das naturais dificuldades que a estratégia gilista iria procurar criar, para piorar verificaram-se difíceis condições atmosféricas com muita chuva, o que tornou o relvado pesado. Foi um jogo interessante, com cada uma das equipas a procurarem lutar pela vitória. O FC Porto esteve bem na primeira parte, em que marcou. O Gil procurou criar dificuldades no segundo tempo, de modo a anular a vantagem portista e ficou perto. Contudo, os de Barcelos não só não conseguiram marcar, como acabaram por sofrer mais um golo. Destaco Corona e Taremi, pelos golos que marcaram.

Em suma, o FC Porto venceu um jogo importante nesta caminhada na Taça de Portugal, cumprindo assim o principal objetivo, passar às meias finais da prova. Segue-se, já na próxima segunda, o campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: