sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Benfica 1

1 – Crónica

 

Na noite desta sexta o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 14ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Diaz, Corona, Taremi e Marega.

O FC Porto entrou bem em jogo e não tardou a procurar criar perigo. Ao minuto 3, na sequência de um livre de Sérgio Oliveira, Mbemba teve uma dupla oportunidade para marcar, contudo não acertou no alvo. Ao minuto 7 foi Uribe a tentar surpreender de fora da área, mas o guarda-redes adversário segurou o remate do médio colombiano portista. Na resposta, minuto 8, o Benfica ficou perto de acertar na baliza à guarda de Marchesin. E ao minuto 17 os encarnados colocaram-se em vantagem. O FC Porto procurou reagir o mais rápido quanto possível à desvantagem. E ao minuto 25, Taremi devolveu o empate ao marcador. Na resposta, minuto 29, o Benfica ficou perto de marcar, com a bola a ser travada pelo poste da baliza. Do outro lado do campo, minuto 36, Luis Diaz procurou colocar os Dragões em vantagem, mas atirou ao lado.

A segunda parte foi mais disputada do que bem jogada, escassearam as oportunidades de golo junto de ambas as balizas. Ao minuto 70, na sequência de um livre cobrado por Sérgio Oliveira, Marega viu o guarda-redes adversário levar a melhor. Depois, Taremi foi expulso e o FC Porto ficou com a vida mais difícil a jogar com 10. Ainda assim, ao minuto 76, Marega podia ter concretizado uma boa oportunidade. Do outro lado do campo, por duas vezes, jogadores do Benfica procuraram desfazer o empate, mas sem sucesso.

Com este resultado o FC Porto soma 32 pontos, está em igualdade pontual com o Benfica no segundo lugar, a 4 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Confesso que gostaria muito que alguém conseguisse explicar-me os critérios para a amostragem de cartões amarelos e vermelhos. Talvez assim, com esforço, muito esforço, eu conseguisse perceber porque e como o Benfica terminou este jogo com 11 jogadores. E sim, o Taremi foi bem expulso, não ponho isso em causa.

Agora o jogo. Não se esperava um jogo fácil, porque um clássico nunca o é. E, de facto não foi um jogo fácil. Diria que o jogo foi equilibrado, com ambas as equipas a procurarem colocar em campo a sua ideia de jogo e o adversário a procurar anular a estratégia alheia. O Benfica marcou primeiro, o FC Porto reagiu mais rápido quanto possível. O segundo tempo foi disputado, com poucas oportunidades de golo para ambos os lados. Destaco Taremi pelo golo e a equipa pelo esforço. É importante ter em conta que há jogadores fundamentais na estratégia da equipa: Pepe, Sérgio Oliveira e Corona que fizeram 120 minutos num terreno difícil na Terça que hoje tentaram dar o tudo por tudo, sim, eu sei que isto não é nem pode ser desculpa, mas a verdade é que o cansaço pesa.

Em suma, foi um jogo difícil em que o empate sabe a pouco, sabe sempre a pouco. Agora vem aí a Taça da Liga e um clássico frente ao Sporting. Honestamente, prefiro que o Sérgio Conceição dê descanso a quem tem mais minutos de jogo nas pernas. Sim, eu sei que o FC Porto entra em todos os jogos para ganhar, mas verdade seja dita, a Taça da Liga não é, nem nunca foi, uma prioridade. Seja como for, vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: