sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Sobre o CD Nacional VS FC Porto da 17ª Jornada da ILiga

    Era suposto realizar-se hoje o jogo entre CD Nacional e FC Porto da 17ª jornada da ILiga, mas jogaram-se apenas 14 minutos e 30 segundos e o jogo foi adiado para 15 de janeiro, 17h, por causa do nevoeiro. 


Eu não estava no Estádio da Madeira, não posso, por isso, atestar quais eram de facto as condições no local; também não sou meteorologista e não faço ideia se esperando mais minuto menos minuto - esperaram 1 hora - o nevoeiro ia ou não dissipar-se. Mas não deixo de questionar-me: Se já há uns dias havia a previsão de nevoeiro à hora de jogo, porque é que não se antecipou a hora do jogo de forma a evitar que o nevoeiro pudesse, de facto, transformar-se, mais uma vez, na causa de um adiamento de jogo no Estádio da Madeira? 


Como referi anteriormente, já há nova data para continuar este jogo, dia 15 de janeiro, às 17h? Porque não mais cedo? 


Sobre os minutos de jogo que se jogaram. Vítor Bruno apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Perez, Otávio e Galeno; Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Pepê, Rodrigo Mora e Samu. Pelo que percebo (não consegui acompanhar os minutos iniciais), o FC Porto não entrou bem em jogo. Não sei se por influência do nevoeiro real, ou se por influência do nevoeiro que, infelizmente, esta época se abate sobre a equipa, deixando-a meio atordoada, perdida e sem ideias. A ver se dia 15 esta tudo mais claro: o céu e a equipa do FC Porto. 



quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Antevisão da 17ª Jornada da ILiga

        1 - Aqui está a antevisão de Vítor Bruno da 17ª jornada da ILiga, frente ao Nacional. 


“TEMOS DE CHEGAR LÁ, JOGAR E GANHAR”

Vítor Bruno perspetivou o Nacional-FC Porto da 17.ª jornada da Liga (sexta-feira, 18h00)

O primeiro compromisso oficial de 2025 leva o FC Porto até ao Funchal, mais precisamente até ao Estádio da Madeira, palco do jogo com o Nacional (sexta-feira, 18h00, Sport TV), relativo à 17.ª jornada do campeonato, a última da primeira volta. Apesar da ameaça de nevoeiro à hora do jogo, Vítor Bruno garantiu que os Dragões estão “preparados para todos os cenários” perante uma equipa “muito bem orientada” e que “cria sempre muitas dificuldades a jogar em casa”. “Queremos ter 43 pontos no final desta jornada”, acrescentou o treinador portista. À entrada para esta ronda, o FC Porto partilha a liderança com o Sporting, ambos com 40 pontos, enquanto o Nacional segue na 15.ª posição, com 13.

Bom ano a todos
“Em primeiro lugar, desejo um ótimo ano a todos, repleto de saúde e felicidade pessoal e profissional.”

O Nacional, na Choupana
“É um jogo com um adversário que cria sempre muitas dificuldades a jogar em casa e nos últimos quatro jogos só perdeu e só sofreu golos com o Benfica. São sinais de alerta para nós, além de ser um estádio com condições peculiares que pode levar o jogo para outra data, mas temos de chegar lá, jogar e ganhar. Queremos ter 43 pontos no final desta jornada.”

Uma equipa a crescer
“A consistência é bom sinal, é sinal de que a equipa está a crescer e a ganhar maturidade, mas não podemos desviar-nos do perfil do plantel e ter um olhar atento para as características dos jogadores. Alguns estão a dar os primeiros passos no futebol profissional, outros ainda estão a conhecer e a adaptar-se à exigência do clube. Há espaço para crescer, o crescimento está a ser bem feito e sustentado com solidez, esse tem que ser o nosso caminho. Olho para os jogadores e vejo uma vontade inesgotável de cumprirem aquilo que lhes é pedido. Há dois anos que não somos campeões e temos de ser este ano.”

Nico González é baixa por acumulação de amarelos
“Na impossibilidade de uns, aparece a oportunidade de outros. O futebol é mesmo assim. Temos três jogadores que podem ocupar aquele espaço, o André Franco, o Vasco Sousa e o Alan Varela, não necessariamente por esta ordem. Qualquer um deles pode fazer o trabalho de segundo médio. O Nico tem uma capacidade ímpar de queimar linhas e progredir com bola, mas temos jogadores com outras características que oferecem outro tipo de argumentos. O Alan Varela está há 18 meses sem férias e essa fatura acaba por se pagar em determinado momento da época. Não era o Alan Varela que conhecemos, com o mesmo fulgor, mas está a recuperar os traços dele e é alguém que encarna o espírito do FC Porto, as pessoas reveem-se nisso. Nunca vai deixar de ser um titular nesta equipa.”

A ameaça de nevoeiro à hora do jogo
“Estamos preparados para todos os cenários, queremos muito jogar, mesmo sendo num campo difícil e perante uma equipa muito bem orientada, com jogadores com grande talento individual dentro de uma boa base coletiva. Temos de ser sempre muito humildes e respeitadores com o que está diante de nós, pois o perigo aparece a cada curva e em todas as jornadas as equipas oferecem ameaças diferentes. O Nacional é uma equipa que nos merece todo o respeito.”

Fábio Vieira entre os eleitos
“O Fábio está apto para ir a jogo e está convocado. Depois, se começa ou não, depende das decisões e da estratégia. Acidentes acontecem a todos e desta vez tocou-lhe a ele, mas o importante é que ele perceba a mensagem. É alguém importante para nós, mas as regras são iguais para todos.”

O mercado de janeiro
“O mercado de janeiro vai ser sempre especulativo, embora possa haver interesse de vários lados em alguns jogadores, é natural tendo em conta os resultados recentes da equipa. É um mês em que vai andar muito ruído no ar.””


Em 

www.fcporto.pt


2 - O meu palpite para a equipa titular é: 

Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen Peréz, Otávio e Galeno; Alan Varela, Eustáquio, Vasco Sousa, Pepê, Rodrigo Mora e Samu. 


3 - Sobre o jogo 

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Vítor Bruno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; rigoroso; empenhado; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar. 

Força FC Porto!