quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Crónica e Análise: União de Leiria 2 – FC Porto 5

1 – Crónica

Chegar À Liderança A Golear

No início de noite de ontem, União de Leiria e FC Porto defrontaram-se no Estádio Municipal da Marinha Grande, em partida a contar para a terceira jornada da liga - jogo que foi adiado devido à participação dos portistas na final da Supertaça Europeia. No final do encontro verificou-se a vitória do FC Porto por 2-5.

Por causa de compromissos de selecções, Vítor Pereira não pôde contar com o contributo de alguns atletas para este jogo, Sapunaru, Otamendi e Guarin ficaram de fora, o mesmo ia acontecer com Hulk, mas o FC Porto arranjou forma de tornar mais rápido o regresso do incrível a Portugal e assim o brasileiro pôde participar nesta partida. Com Álvaro Pereira, Fernando e James pela primeira vez titulares esta época, o FC Porto entrou em campo sabendo que se somasse os três pontos isolava-se no topo da classificação da Liga portuguesa. Vamos ao jogo, que começou morno, muito disputado a meio campo, ainda assim, através de contra ataques rápidos o Leiria ia aproximando-se da área portista e somando cantos. Mas foram os dragões a activar o marcador, James foi o autor do golo, e o colombiano podia ter ampliado a vantagem logo depois, assim como Kleber. O avançado brasileiro não marcou nessa oportunidade, mas alguns minutos depois não desperdiçou e ampliou o marcador. E foi com o FC Porto a vencer por 0-2 que chegou o intervalo. No segundo tempo o Leiria procurou reagir o mais rápido possível à desvantagem e acabou mesmo por reduzir. Eis que chegou o momento do estádio ficar as escuras, não, não foi no estádio das trevas, não, não havia nenhuma comemoração, não, não foi ligada a rega, foi apenas uma falha. Retomada a iluminação no estádio, retomado o jogo, o Leiria procurava chegar ao empate, mas foi o FC Porto quem voltou a marcar, James bisou e voltou a dar aos dragões dois golos de vantagem. Minutos depois foi a vez de Kleber bisar, e assim a vantagem estava confortável para os portistas. Mas o Leiria voltou a reduzir. Os golos não ficaram por aqui, Varela - que tinha entrado para o lugar de Hulk logo após a retoma da iluminação - assinou o quinto tento e fixou o resultado final no 2-5.

Assim os dragões somam nove pontos e isolam-se na liderança do campeonato.

2 – Análise

Mais uma vitória para o campeonato, mais uma a juntar ao recorde que já vem de meados da época 2009-2010, um recorde que nós portistas esperamos que continue a crescer. E a liderança já é do FC Porto! Mesmo com a atrapalhação que o Leiria provocou na defesa portista, gostei do jogo, e gostei da vitória. Muito bem James, muito bem Kleber. Espero que estes dois golos tenham ajudado ao brasileiro a livrar-se da pressão e que não tenha medo de marcar. Acredito que agora, com o mercado fechado, a concentração vai ser outra e que as vitórias, seja com muitos ou com poucos golos, vão continuar a aparecer. Ah, é verdade, o apagão foi engraçado, fez-me lembrar algo, mas desta vez não estava um título em jogo, nem era no estádio das trevas. Já o disse e mantenho exactamente a mesma opinião, esta equipa tem argumentos para fazer bons jogos e nós portistas temos razões para ter esperança, só precisam que os deixem trabalhar em paz.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Enquanto os dois amiguinhos de Lisboa, Vieira e Godinho, conspiram pelos hotéis - terá sido numa sala privada, no restaurante ou em algum quarto? - e Duque estava lá como pau de cabeleira ou a segurar a vela, como queiram, o F.C.Porto, agente provocador desta amizade conspirativa súbita - porque não se fundem? -, fez pela vida, fiel ao seu princípio, os jogos ganham-se no campo.
Depois de uns 25 minutos atrapalhados, muito por culpa de um Leiria atrevido, pressionante e bom a trocar a bola, mas também da má organização colectiva do Campeão, lento a recuperar, espartilhado no meio-campo e pouco intenso na pressão, já para não falar da permissividade de Hulk, que raramente impediu as subidas do lateral da equipa leiriense, o F.C.Porto melhorou, principalmente depois do 1º golo, por James, que aproveitou bem um contra-ataque conduzido por J.Moutinho, rápido a levar a bola e a soltá-la no momento certo, dando numa bandeja ao jovem colombiano a possibilidade de inaugurar o marcador.

A partir daí e até ao intervalo, só deu Porto, com Kléber a marcar o 2º golo, primeiro em jogos oficiais com a camisola do F.C.Porto, com mais uma assistência de excelência, agora de Belluschi. Depois do 2 a 0 os azuis e brancos passaram a dominar e até podiam ter aumentado a vantagem, o que seria injusto para o Leiria que, pelo que fez, em particular até metade da primeira-parte, não merecia maior penalização.

Na segunda-parte, a toada foi semelhante e apesar de sofrermos um golo, não por dominio do Leiria, mas num ressalto e nestas circunstâncias, com a diferença mínima, quem marca cresce, quem sofre abana, nunca estivemos em verdadeiro perigo de sofrermos o empate. Com o apagão e depois com o terceiro golo, novamente por James, o jogo ficou decidido apesar do conjunto de Pedro Caixinha nunca ter baixado os braços. Mais tarde Kléber faria o 4 a 1, o União ainda reduziria, para já nos descontos, Varela ter colocado o resultado final em 5 a 2, resultado justo, talvez exagerado, mas que coloca novamente o F.C.Porto na liderança do campeonato, isolado, é bom que se diga.

Conclusão:
Depois de um mercado como não há memória e de compromissos com as selecções que impediram o normal trabalho da equipa, obrigando a ter na convocatória dois jogadores, Hulk e Mangala que jogaram ontem pelas suas selecções, um facto que se não é inédito, eu não me lembro de nada igual, ainda não estamos bem, ainda cometemos erros que não podem acontecer, mas só podemos melhorar. Ultrapassar esta fase, ganhando, é importante, ajuda a equipa a ganhar confiança e a crescer. Uma certeza tenho: temos muita qualidade no plantel - hoje não puderam estar por compromissos com as selecções, Sapunaru, Otamendi e Guarín -, gente que estará à espreita de uma oportunidade - já se viu um cheirinho de Defour, na assistência para Varela marcar - e que vai obrigar os titulares a nunca se distraírem. Com dois golos, Kléber pode ter ganho a confiança que lhe faltava e no futuro ser aquele jogador que muito promete.
Regressou Fernando, regressou bem e sem má cara, o mesmo para Alvaro. Não vai ser por aí que eles nos vão distrair.

Uma palavra para Hulk: é com esse espírito e com essa disponibilidade que se fabricam os Campeões. Espero que a lesão não seja grave.

Notas finais:
Lamentável o estado relvado. Dois jogos fora, Guimarães e Marinha Grande, dois péssimos relvados. Porquê? Será estratégia para prejudicar o jogo de bola no pé e esbater a superioridade do F.C.Porto?

Parabéns aos milhares de adeptos portistas que foram até à capital do vidro. A uma terça-feira e à noite, fazer tantos quilómetros para acompanhar o F.C.Porto, merece ser registado.

E como os últimos são os primeiros, o último é esse jovem e talentoso colombiano, de apenas 20 anos, James Rodríguez, o melhor em campo, para mim, claro.

Beijinhos