terça-feira, 18 de outubro de 2011

Antevisão da Terceira Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Guarin do jogo da terceira jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões.

1.1 – Antevisão de Vítor Pereira

“"A NORMALIDADE NESTE CLUBE É GANHAR"

Vítor Pereira não faz contas aos pontos que serão necessários para o FC Porto ultrapassar a fase de grupos da Champions League, pensando apenas em vencer o próximo jogo. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio com os cipriotas do APOEL, o técnico confirmou que os azuis e brancos vão assumir as rédeas do encontro.

A equipa percebe a importância deste jogo?

Claro que sim. Sabemos que é um jogo importante, mas aqui todos os jogos são importantes. A nossa focalização está na vitória e este é mais um encontro em que queremos triunfar.

Os três pontos são fundamentais para o FC Porto não perder o comboio do apuramento? Julgo que é um encontro importante, mas não decisivo. Vamos entrar em campo com o objectivo de vencer, assumindo a responsabilidade do jogo e de sermos iguais a nós próprios.

Que dificuldades pode apresentar o APOEL?

O APOEL surpreendeu o Zenit em casa e o Shakhtar em Donetsk. É uma equipa organizada, que mantém o treinador há cinco anos e tem alguma experiência de Champions. Já nos colocaram problemas no passado. São uma equipa muito compacta, solidária, que sai bem em transições ofensivas e joga com a intranquilidade e desespero do adversário. Em Donetsk, o Shakhtar perdeu a paciência e quis chegar muito depressa à frente, perdendo clarividência. Temos de ser pacientes, imprimir uma circulação rápida e um jogo de posse e pressão alta, em que possamos perceber o momento certo para surpreender este APOEL.

O FC Porto está obrigado a vencer?

Está obrigado pela sua natureza ganhadora a vencer todos os jogos. A normalidade neste clube é ganhar e este é mais um jogo que queremos vencer.

O Klebér vai estar a 100 por cento?

O Kléber vai estar preparado para dar uma boa resposta e é isso que espero amanhã.

Duas vitórias frente ao APOEL podem garantir nove pontos e o apuramento?

Eu acredito que as vitórias sejam o garante de estarmos na próxima fase. Contra Zenit, Shakhtar ou APOEL, todas são importantes. A garantia dos três pontos é que é importante. Se nove chegarão… não faço essas contas. Faço contas à minha equipa ganhar o próximo jogo e o outro a seguir.

Está arrependido de não ter inscrito Walter na Champions League?

A decisão que tomamos teve a ver com o Walter da altura. Garanto que o Walter de agora é diferente, mais confiante. Está a trabalhar muito bem e transmite-nos confiança e qualidade.”

Em

www.fcporto.pt

1.2 – Antevisão de Guarin

“"TIVE MUITAS SAUDADES DA CHAMPIONS"

Após cumprir dois jogos de castigo, devido à expulsão frente ao FC Barcelona, na Supertaça Europeia, Guarín está de volta à Champions. Depois de uma época na Europa League, que o FC Porto acabou por conquistar, o colombiano mostrou-se radiante por poder voltar à maior competição de clubes da Europa, que disputou em 2008/09 e 2009/10.

O que representa este regresso à Champions?

Sinto uma sensação de muita confiança por poder regressar a esta competição tão importante. Espero estar à altura e dar tudo o que for necessário ao grupo.

O que sentiu por ver os jogos do lado de fora?

Não foi bom, porque perdi ritmo e deixei a equipa. Independentemente das opções do treinador, gosto de estar sempre disponível. Mas estava tranquilo porque o grupo estava preparado para fazer o melhor possível, independentemente de quem estava indisponível.

Sentiu saudades?

Tive muitas saudades da Champions! Esta competição é muito importante e, depois de jogar na Europa League, voltar aqui é uma óptima sensação. O importante é estar com a cabeça no lugar e a 100 por cento.

Foi bom voltar a estar com Falcao na selecção?

Nós os dois e o James partilhámos e ganhámos muito. A nível pessoal, poder encontrar-me com ele no aeroporto e viajarmos juntos foi uma sensação diferente e boa.

A sua presença na conferência de imprensa significa que vai ser titular?

Penso que quem vem aqui é sempre titular... [risos]. Depende da decisão do técnico, mas estou sempre disponível.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira.

Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

Sem comentários: