domingo, 23 de outubro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Nacional 0

1 – Crónica

Resultado Melhor que a Exibição

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Nacional, em partida a contar para a oitava jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-0.

A chuva marcou presença no jogo em que o FC Porto apresentou-se em campo com um onze remodelado, cinco alterações em comparação com o jogo da passada Quarta. Os dragões já sabiam que para não deixar fugir o primeiro lugar teriam de vencer o Nacional. E entraram determinados, depois de alguns sinais de perigo, o primeiro golo surgiu ao minuto 24, o belga Defour rematou forte, a bola esbarra num defesa nacionalista e entra. Estava assim aberto o marcador. Walter ampliou a conta, ao minuto 40, na sequência de um canto. No segundo tempo o ritmo de jogo baixou e a qualidade caiu. Pertenceu ao nacional o primeiro lance de perigo do segundo tempo, mas foram os dragões que voltaram a marcar, ao minuto 67, Sapunaru foi o autor do terceiro golo. E perto do final do encontro surgiram o quarto e quinto golos. Kleber foi o autor do quarto golo, minuto 90, a concluir uma jogada desenhada por Guarin e Moutinho – golo fabricado pelos três jogadores que estiveram no banco e que entraram no segundo tempo. E finalmente, ao minuto 92, Hulk fechou as contas do jogo com um remate potente que só parou nas redes nacionalistas. O resultado não espelha de todo o que se passou em campo, já que o jogo foi fraquinho.

Com esta vitória o FC Porto cola-se ao Benfica na liderança do campeonato, sendo que os dragões são os líderes, já que tem mais golos marcados.

2 – Análise

Sem dúvida que gostei muito mais do resultado que do jogo, o FC Porto ganhou o que agora é o mais importante para moralizar a equipa, as boas exibições virão com o tempo. A verdade é que os dragões precisam de golos e de vitórias como de pão para a boca. Mas os números não espelham de forma nenhuma o que se passou em campo, diria que alguém tinha de pagar a factura e a vítima foi o Nacional. Penso que Vítor Pereira fez bem em alterar o onze, é preciso mostrar que não há lugares cativos, esperemos que a mensagem tenha chegado. Ao contrário de Quarta, hoje gostei do ambiente nas bancadas, a equipa precisa dele.

3 comentários:

Emanuel disse...

N foi uma grande exibiçao, mas o importante era vencer e isso foi conseguido, de resto VP fez bem nas alteraçoes k fez na equipa, é um sinal para os que ficaram no banco que é preciso dar mais e k no porto se exige mais, triste só pela atitude de belluschi, numa fase tao conturbada, com aquela atitude n ajuda em nada é só para criar polemica numa altura k se precisa de tranquilidade... o porto precisa de 4/5 vitorias seguidas para subir os indices de confiança e depois sim partir definitivamente para um grande epoca, é isso k todos esperamos

dragao vila pouca disse...

Numa tarde/noite de muita chuva e muito vento, 23.135 portistas disseram presente e viram um Porto remodelado - em relação ao jogo frente ao Apoel, entraram de início Mangala, Defour, Belluschi, Varela e Walter, saíram Otamendi, Moutinho, Guarín, Kléber e James -, mas ainda em convalescença. Alternando períodos razoáveis, com períodos cinzentos, onde era notória uma grande falta de confiança, demasiada precipitação - parecia que a bola queimava nos pés de alguns jogadores... -, alguma desorganização, principalmente na esquerda, onde Alvaro Pereira está longe do jogador que encantava a plateia do Dragão, a equipa portista goleou, mas uma goleada que está longe de ter correspondência na qualidade de jogo do Campeão.

Em síntese, foi, mais coisa, menos coisa, o que se passou esta noite no Dragão...

Como mais vale ganhar e golear mesmo a jogar pouco que perder ou empatar a jogar muito, vamos pensar que com menos pressão as coisas comecem a entrar no caminho e já na sexta possamos juntar o útil ao agradável.

bjs

Gaspar Lança disse...

Depois do surpreendente empate em casa frente ao APOEL para a Liga dos Campeões a nossa equipa respondeu esta noite da melhor forma às críticas apontadas depois da exibição de quarta-feira.

Uma goleada é sempre positiva, não só pelo número de golos apontados mas também para a moral da equipa, e depois de um deslize inesperado é o resultado perfeito.

Gaspar