terça-feira, 26 de março de 2013

Ainda Sobre a Utilização de Moutinho No Jogo Da Selecção Frente a Israel



Antes de mais, quero deixar bem claro que só volto a este tema porque no centro da questão está João Moutinho e por consequência o FC Porto, caso contrário, garanto que não voltaria a tocar neste assunto.
Na passada Sexta-feira escrevi que «ouvi o seleccionador dizer que Moutinho só jogava se quisesse e se estivesse a 100%. Não percebi muito bem estas palavras…» E relativamente ao facto do jogador ter jogado o jogo todo, referi que «Não percebi porquê. É que no FC Porto – e julgo que em muitos outros clubes – um jogador que regresse de lesão jamais joga o jogo inteiro; ou joga os primeiros 45 minutos, ou os segundos, ou os últimos 30 minutos. E acho que assim é que tem de ser, aos poucos, para não estragar o que já está recuperado.» Mantenho cada uma das palavras. E terminei esse mesmo post com a seguinte frase: «E depois reclamem se Pinto da Costa voltar a dirigir duras palavras ao seleccionador.».
Pois bem, como seria normal e esperado, na Sexta-feira, no programa Pólo Norte do Porto Canal, Pinto da Costa falou sobre o tema, salientando que não lhe pareceu que João Moutinho estivesse a 100%. Julgo que o presidente portista não disse algo que não tenha sido perceptível, mas parece que há quem não tenha percebido. E vai daí, surgiu a resposta de Paulo Bento – que diga-se, para mim meteu os pés pelas mãos ao dizer “O João jogou porque quem faz o 11 da seleção nacional sou eu e mais ninguém. Com a concordância do departamento médico e do jogador, entendemos que ele tinha condições para jogar. É muito fácil entender por que tomámos essa decisão e quem não entende vai continuar a mandar postas de pescada»“. Então a decisão de jogar na Sexta não era do Moutinho? Se o seleccionador diz que “O João jogou porque quem faz o 11 da seleção nacional sou eu e mais ninguém.” Está, na minha opinião, a contradizer-se. Acho que seria melhor Paulo Bento ficar calado, porque como diz o ditado popular: em boca fechada não entra mosca nem sai asneira, ou então; Paulo Bento calado é um poeta. A questão é que enquanto Paulo Bento responder a Pinto da Costa, como se tivesse toda a razão do mundo, ninguém o critica pelas miseráveis exibições da selecção e resultados. Ou seja, a imprensa portuguesa tapa, literalmente, o sol com uma peneira. E pior ainda, rejubila como se percebe nestas palavras: “o presidente do Futebol Clube do Porto não esquece nem perdoa. Paulo Bento mostrou, após a digressão ao Gabão, não ter medo dele e, na primeira oportunidade,  o líder azul-e-branco saiu a terreiro com críticas ao seleccionador nacional, por causa da utilização de João Moutinho ante a congénere de Israel.”. É triste perceber que supostamente pessoas que deveriam ser isentas não percebem que Pinto da Costa saiu em defesa dos interesses do FC Porto. É que se Moutinho jogasse noutro clube qualquer, a reacção da imprensa não seria de todo a mesma.
Pinto da Costa voltou a responder, acho que fez muito bem, fê-lo ontem à noite, no decurso da gala comemorativa do centenário da associação de futebol do Porto. O presidente do FC Porto, no seu estilo inconfundível, referiu que: "Fiquei incomodadíssimo [com o que Paulo Bento disse], estive para nem vir à gala. Sabe o que é que me incomoda? É ver a Seleção com os jogadores fantásticos, dedicados, esforçados, a fazer tão maus resultados e a jogar muito mal. Isso é que me preocupa. Agora, o que diz o Paulo Bento não me aquece, nem me arrefece. Ver a equipa jogar é que me preocupa muito". Mais acrescentou "Não comento, porque depois isso é interpretado por pessoas que não são muito inteligentes. O que disse foi o que todos viram. Não discuto que Moutinho a 70% é melhor do que muitos a 100%, mas não foi o João Moutinho que eu conheço. Se estava a 100% e jogou assim, fico preocupado, desaprendeu de jogar".
Não sei porquê, mas tenho um feeling que hoje, para desafiar Pinto da Costa, o seleccionador vai por o número 8 portista a jogar, novamente, os 90 minutos. Só espero estar enganada. E desejo que Moutinho volte ao Dragão sem qualquer sequela.



Nota:
O texto que se encontra entre aspas foi retirado dos blogs:
FC Porto notícias
;
Tribuna Portista
E
Tomo II



Pós-Escrito

Se eu acertasse nos cinco números e nas duas estrelas do Euro Milhões, com a mesma facilidade com que acertei no facto de Paulo Bento utilizar Moutinho durante os 90 minutos de jogo, estava milionária!
Mais uma vez não vi o jogo, mas fui ver num site a constituição da equipa. E, para além de me revoltar o facto de João Moutinho ter sido titular, revolta-me mais ainda perceber que Paulo Bento efectuou duas substituições e que numa delas mexeu no meio campo.
Será que o objectivo do seleccionador é desafiar Pinto da Costa? Ó Bento, vê mas é se fazes o teu trabalho …







6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
dragao vila pouca disse...

Ana, é óbvio que entrar em polémicas com o F.C.Porto e o seu presidente, dá popularidade e passa a ter um crédito ilimitado junto da comunicação social. Não é uma originalidade, já muitos fizeram isso, o último dos quais o Scolari.

Bjs e boa Páscoa