quarta-feira, 3 de abril de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Rio Ave 0



1 – Crónica

Quatro Golos Desbravaram Caminho Para a Final

A meio da tarde desta Quarta-feira, FC porto recebeu o Rio Ave em jogo a contar para a meia final da taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 4-0.
Visto que este foi um jogo de Taça da Liga, Vítor Pereira aproveitou para fazer algumas alterações, contudo, não alterou muita coisa, uma vez que do onze habitual, ficaram de fora Helton, Alex Sandro e Lucho. Como não vi a primeira parte do encontro, socorri-me de um excerto da crónica do site oficial para relatar o primeiro tempo
“A primeira parte esteve longe de ser disputada a um ritmo elevado, com as duas equipas a cumprirem os papéis que lhe cabiam: o FC Porto a dominar a posse de bola e a atacar mais, o Rio Ave a apostar no contra-ataque e na velocidade de avançados como Ukra e Bebé. Os vilacondenses efectuaram dois remates perigosos, a abrir e a fechar a primeira parte, mas o maior volume ofensivo foi naturalmente portista. Destaquem-se uma emenda de Defour, logo aos dois minutos, um lance em que Castro pressionou o guarda-redes Oblak e o obrigou a um alívio precipitado, que quase se transformou em golo, e um remate perigosíssimo de Maicon, que proporcionou uma defesa aparatosa.” E assim o intervalo chegou com um nulo no marcador e tudo para decidir na segunda parte.
No segundo tempo decidiu-se tudo. Num lance que começou em Fernando e em que Jackson sofreu falta no interior da área, razão pela qual o guarda-redes dos de Vila do Conde foi tomar banho bem mais cedo, James encarregou-se de converter a grande penalidade e assim abrir o activo, ao minuto 57. Fernando, ao minuto 72, ampliou a vantagem portista. Mas Defour também quis escrever o seu nome na lista dos marcadores de serviço e, ao minuto 83, fez o terceiro golo da equipa azul e branca. E, para finalizar, já no final do encontro, Mangala fechou as contas com o quarto golo. Antes do quarto golo da tarde, ainda houve tempo para Izmaylov ser expulso.
Com esta vitória o FC Porto garante presença na final da taça da Liga, frente ao Sporting de Braga, já no próximo dia 13 de Abril em Coimbra.



2 – Análise

Infelizmente não consegui ver o jogo todo, a bem dizer vi a melhor parte, a segunda, visto que todos os golos foram marcados no segundo tempo. Gostei da segunda parte e espero que a pontaria afinada tenha vindo para ficar. Quanto à grande Penalidade que Jackson não marcou, ou por outra, que James converteu, parece-me que não há que fazer disto caso, isto porque primeiro Jackson estava a ser assistido – e segundo disseram na TVI, um jogador que está a ser assistido não pode marcar a grande penalidade – depois Vítor Pereira disse ter sido uma decisão sua, ou seja, na minha opinião, talvez para proteger Jackson. De resto, a vitória pareceu-me justa e incontestável, por isso nada mais a acrescentar. Seguem-se dois jogos frente ao Sporting de Braga.


3 comentários:

dragao vila pouca disse...

A primeira-parte, esqueçam, tão má ela foi. Faltou tudo, não demos uma para a caixa, não criamos um lance de golo eminente, apenas obrigamos o guarda-redes do Rio Ave a uma defesa digna desse nome. Mas mesmo a jogar tão mal, houve quem tivesse abusado... James, por exemplo, está uma nulidade e pior, não percebe que está uma nulidade e em vez de jogar simples, amarra-se à bola, complica, prejudica a equipa.
Ainda bem que não sou treinador, se fosse, o colombiano hoje só tinha jogado 20 minutos...

Nos segundos 45 minutos, a qualidade do jogo do F.C.Porto melhorou, não muito, diga-se, mas com a expulsão de Oblak e o penalty bem convertido por James - correctíssima a decisão do árbitro. O guarda-redes derrubou Jackson evitando um golo eminente - tudo ficou mais fácil e o conjunto de Vítor Pereira partiu para uma meia-hora final já mais próxima do que pode e deve fazer e acabou a golear.

Bjs

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.